Related Posts with Thumbnails

16 de outubro de 2010

A moda agora é dizer onde você está pela rede social Foursquare

Enquanto o Twitter e o Facebook querem saber o que você está fazendo, a rede social Foursquare mostra onde você está por meio do GPS dos celulares iPhone, aparelhos com sistema Android e das marcas BlackBerry e Palm. A mais nova febre da internet que, em menos de dois meses passou de dois milhões para três milhões de usuários no Brasil já consegue ganhar cerca de 15 mil novos usuários por dia no país.

Além de mostrar onde os amigos estão, o Foursquare dá dicas de restaurantes, baladas e passeios, como se fosse um guia informal da cidade. As entradas nos lugares, conhecidas como check-ins, podem ser divulgadas tanto no Twitter quanto no Facebook, permitindo que amigos que não estão cadastrados no site saibam onde o usuário está. Em Belo Horizonte, muitos restaurantes como o The Art, Haus Munchen e até companhias aéreas já fazem promoções pela rede.

A choperia Albano´s, por exemplo, oferece até 50% de desconto para quem for o maior visitante do local. "O mais bacana do Foursquare é oferecer promoções. Essa é uma forma moderna de fidelizar os clientes e mantê-los bem informados. Quem faz um "check-in" no Albano’s não só ganha um chope, mas também dá dicas e expressa sua opinião do lugar", avalia o proprietário da choperia, Rodrigo Ferraz.

O Foursquare tem um sistema de ranking no qual o usuário que mais faz check-ins em determinado local, ganha pontos e pode se tornar "prefeito". Esse "título" permite que a pessoa edite detalhes do local no site. O empresário Renato Amarante(foto) já se tornou prefeito de 40 lugares. "A vantagem do Foursquare é que ele é mais do que um modelo de negócio", diz.

Colaborativa
Usuários criam e mantêm rede

O Foursquare é uma rede social colaborativa. O site, por exemplo, não vem com uma lista dos lugares cadastrados em cada região. Esse tipo de serviço é feito pelo próprio usuário que, ao pesquisar ou visitar um local e perceber que ele não é cadastrado, pode ter a liberdade de fazer o registro e, assim, os demais usuários poderão inserir comentários.

Para Renato Amarante, que trabalha com marketing digital e mídias interativas, a divulgação de qualquer marca no Foursquare é mais uma opção para ganhar dinheiro e atrair clientes pela internet. "O grande diferencial deste aplicativo é que os usuários colaboram para inserir os locais no mapa e têm o controle naquele espaço virtual", afirma.

Apesar da rede social ainda ser novidade para a maioria dos mineiros, Belo Horizonte já ocupa a 4ª posição no ranking das cidades que mais fazem check-ins em todo o Brasil. A capital só fica atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. A maior quantidade de check-ins acontece entre sexta-feira e domingo.

clique pra ver


fonte:Otempo

0 comentários: