Related Posts with Thumbnails

27 de outubro de 2010

Crianças pequenas conseguem compreender e utilizar ironia

NOVA YORK, EUA. Quando a mãe de um menino de 12 anos lhe pergunta: "Quantas vezes eu vou ter que te mandar parar?", ele entenderá que a resposta, se é que é preciso responder, não deveria incluir um número. Mas esse discernimento requer um entendimento sofisticado sobre linguagem irônica, que se desenvolve bem depois da fluência na fala. Afinal, em que idade as crianças começam a entender o significado de uma pergunta assim, e até que ponto elas podem responder apropriadamente a outros tipos de ironia?

Em pesquisas de laboratório sobre o assunto, crianças quase não demonstram compreensão da fala irônica antes dos 6 anos, e pouco entendimento antes dos 10 ou 11. Quando perguntadas, crianças mais novas, geralmente, interpretam questões retóricas de forma literal, o exagero deliberado como um equívoco e o sarcasmo como uma mentira.

Mas houve pouca pesquisa sobre o tema fora do laboratório. Então, um grupo de pesquisadores canadenses começou a registrar as falas de pais e filhos em casa, enquanto eles utilizavam quatro tipos de linguagem irônica: sarcasmo, hipérbole, eufemismo e perguntas retóricas. A pesquisa mostrou que até mesmo crianças bem pequenas podem entender e até usar discurso irônico, mesmo se não souberem descrever o que fizeram a um pesquisador.

"Você realmente vê que eles respondem apropriadamente a essa linguagem em uma conversa", disse Holly E. Recchia, autora principal do relatório. "Mas isso não quer dizer que eles conseguem explicar o que entenderam explicitamente".

O estudo, publicado na "Revista Britânica de Psicologia Comportamental", incluiu 39 famílias, cada uma com pai, mãe e dois filhos com idade média de 4 e 6 anos. As famílias foram recrutadas usando anúncios de nascimento em um jornal da província de Ontário, Canadá, e representaram a população geral em termos de contexto étnico e nível acadêmico e idade dos pais.

Os cientistas transcreveram mais de 350 horas de conversa e selecionaram todas as falas não literais em uma das quatro categorias, cada vez identificando o locutor. Todos os irmãos mais velhos fizeram pelo menos uma declaração irônica, assim como 38 mães, 26 pais e 37 irmãos menores - um total de 1.661 comentários não literais.

Mães irônicas. Embora não esteja claro qual seja o motivo, o estudo observou que as mães usaram a linguagem irônica mais em interações negativas do que positivas, e mais frequentemente em perguntas retóricas do que em qualquer outra forma.

"Pode ser que as mães assumam papéis como professoras ou administradoras", diz Holly, que é professora de pedagogia na Universidade de Montreal. "Se as mamães estão mais engajadas na gestão de conflitos, pode ser que as perguntas retóricas sejam mais eficientes do que o sarcasmo".

fonte:otempo

0 comentários: