Related Posts with Thumbnails

14 de setembro de 2010

Pele artificial para robô é capaz de sentir pressão

Universidade de Stanford produziu um material tão sensível que é capaz de detectar uma borboleta pousada sobre ele

Uma nova "pele" artificial feita de materiais semicondutores flexíveis pode sentir toques, o que torna possível criar robôs com toque delicado o suficiente para segurar um ovo. O novo tecido é o resultado de duas pesquisas divulgadas anteontem e que visam descobrir maneiras de tornar dispositivos robóticos capazes de ajustar o volume de força necessário para segurar e utilizar diferentes objetos.

Na primeira pesquisa, a equipe de Ali Javey, engenheiro da Universidade da Califórnia, descobriu um modo de produzir "nanocabos" ultrafinos, com uma liga de silício e germânio. Os cabos são ligados a uma película semicondutora que, por sua vez, é revestida por uma camada de borracha sensível à pressão. Testes demonstraram que o material consegue distinguir entre diversas escalas de força, da usada para digitar em um teclado até a usada para pegar um objeto.

Uma segunda equipe liderada por Zhenan Bao, engenheiro da Universidade Stanford, usou uma abordagem diferente, produzindo um material tão sensível que é capaz de detectar uma borboleta pousada sobre ele. Nesse estudo, os sensores foram feitos pela produção de camadas alternadas de borracha elástica moldada de forma precisa e posicionadas entre dois eletrodos, em uma estrutura regular composta por pequenas pirâmides. Pequenos bolsões de ar fazem o material retornar à forma original depois de pressionado.

fonte:Otempo

0 comentários: