Related Posts with Thumbnails

18 de setembro de 2010

Por que os homens traem?

Cristina Santos Psicóloga e hipnoterapeuta
Com 20 anos de experiência em consultório, atendendo mulheres traídas, Cristina Santos decidiu entender os motivos da infidelidade masculina. Hoje ela apresenta os resultados do estudo entre as 13h30 e as 17h30, no auditório do edifício Nair Fernandes, no Belvedere, na capital.

Como surgiu a ideia de estudar a infidelidade masculina? Eu estava assistindo a um programa norte-americano e vi a entrevista do terapeuta Gary Neuman, que estava lançando o livro "Porque os Homens Traem". Esse livro foi baseado em uma pesquisa que ele fez e que ouviu o próprio homem. O interessante foi isso. Nós sempre ouvimos o lado traído, que é a mulher, mas nunca paramos para entender o que leva os homens a traírem. E a mulher sempre tem o ponto de vista de quem está com a autoestima ferida.

Como foi a pesquisa desse norte-americano? Ele entregou um questionário para 25,5 mil homens e recolheu depoimentos deles. Para isso, ele contou com a ajuda de uma universidade.

Quais os principais resultados alcançados nessa pesquisa? O principal resultado, que é o que eu comecei a desenvolver, é que o homem está tão insatisfeito que acaba traindo, apesar de se sentir culpado. Essa é a fala masculina. A maioria deles falou que não tinha a intenção de ficar com outra, mas que acabaram traindo por insatisfação emocional. Essa insatisfação foi a maior surpresa de todas. Os resultados foram os seguintes: 59% dos entrevistados colocaram essa insatisfação emocional; 21% insatisfação emocional e sexual; 12% disseram que trairiam independente da qualidade da relação; 8% só por insatisfação sexual. Depois, eles explicaram o que é, para eles, essa insatisfação emocional.


E o que seria essa insatisfação emocional? É um distanciamento que acaba ocorrendo entre homem e mulher, levado por uma série de problemas entre o casal. Uma das principais reclamações dos homens está ligada ao fato de eles não se sentirem admirados, valorizados, reconhecidos pelas companheiras. E você consegue notar que isso de fato se aplica na prática. Se você perguntar para uma mulher, que o marido trabalha, dá a ela uma casa confortável e segurança, se isso é suficiente para valorizá-lo, ela vai dizer que não. E não é porque ela acha que isso é obrigação dele. Já o homem sente uma cobrança e excesso de crítica.

Além dessa possível falta de reconhecimento por parte da companheira, do que mais os homens reclamam? Eles também acham que as mulheres não compartilham o que é interessante para eles. Os hobbies deles acabam sendo motivo de crítica por parte da família. Um homem que gosta de trilha, por exemplo, dificilmente tem a companhia da mulher. Pelo contrário, geralmente o que eles gostam acabam sendo vistos como problemas. E, em vez de brigarem, deixam de fazer o que gostam e, com isso, ficam cada dia mais frustrados.

E como as mulheres justificam a traição masculina? Elas seguem o senso comum, que diz que o homem só pensam em sexo. As mulheres tendem a acreditar que os homens respiram sexo e que se tiver relação sexual para eles está tudo maravilhoso. Eles são vistos como pessoas insensíveis. E o mais preocupante é que esse discurso é o que corre entre os casais.

Quem trai mais: o homem ou a mulher? Antes de responder isso temos que pensar na natureza de cada um deles. O homem, culturalmente, é criado para ser vencedor e extremamente provedor. Isso é histórico e faz parte das necessidades básicas deles. Isso é repassado para as relações amorosas, em que eles também querem ser vencedores. Se percebem que algo está saindo errado, eles acabam desviando e tentando ser vencedores em outros lugares. Já as mulheres só traem quando estão extremamente insatisfeitas. Porque elas não têm tanta pressão da sociedade para estarem sempre dominando. Por isso, os homens acabam traindo mais.

Na palestra de hoje, além de mostrar esses dados, o que mais você vai apresentar para o público? Vou também dar sugestões para melhorar os casamentos. O que eu noto neste tempo em que trabalho em consultórios é que a solução para os problemas conjugais começa em casa. O casal precisa primeiro ter uma casa aconchegante, que seja agradável para os dois. Uma queixa do homem é que a mulher não deixa nem um espaço para ele. Na casa, não tem um lugar que seja a cara dele. E o pior é que algumas ainda implicam com as coisas que ele leva para a casa. A sugestão que eu dou é ficar atenta para que isso não aconteça, já que a casa é do homem e da mulher. Ele também tem que sentir prazer em ficar nela.

A quais outros aspectos as mulheres devem ficar atentas para manterem um bom relacionamento? A casa tem que ser o lugar da sedução. Isso pode ser em pequenas coisas. Um olhar, um acolhimento mais alegre mostra uma prioridade ao casal. Porque as pessoas passam a dar mais importância para a organização da casa e os afazeres do dia a dia. Essa dinâmica consome o encantamento e um deixa de olhar para o outro como o escolhido para compartilhar a vida. Daí você não consegue extrair o que o outro tem de melhor. Sempre temos que pensar que a casa traz mensagens. O quarto do casal não pode ser de brinquedo dos filhos, tem que estar de porta fechada para preservar a intimidade do casal. Ali é o lugar para eles fazerem sexo, conversarem, sentirem-se protegidos.

Como as pessoas reagem à traição? Com muito sofrimento. Porque a traição atinge mais as pessoas na autoestima. Tem muita culpa e questionamento. Porque você não consegue aceitar facilmente ter sido traído por alguém que escolheu para viver a vida.

Quem aceita mais a traição, o homem ou a mulher? Pela minha experiência no consultório, noto que a mulher tem mais flexibilidade para rever a situação e avaliar se vale a pena continuar. Porque você vai perder uma pessoa que ama muito por algo que talvez não foi tão significativo para o outro. Já o homem é mais orgulhoso, e uma traição acaba o ofendendo mais. Mas acho que sempre há uma tentativa de reconstrução.

fonte:Otempo

0 comentários: