Related Posts with Thumbnails

16 de setembro de 2010

Para que comprar um tablet? Faça o seu!

Muitas pessoas têm pensado em como arrumar dinheiro para comprar os novos tablets, que têm preços um pouco altos. Outras resolveram pagar 169 dólares pelos seus. Com um pouco de criatividade, eles estão criando tablets em cima de aparelhos feitos com outros propósitos.

Um deles, que custa os 169 dólares, é o Insignia Infocast. O aparelho, vendido nos Estados Unidos, tem o hardware de um tablet basicão: é uma máquina com processador de 800 MHz, sistema operacional Linux, tela sensível ao toque, 128 MB de RAM DDR2 e espaço interno de 2 GB.

Apesar de ter em mãos um tablet que pode realizar tarefas simples, a fabricante permite que ele acesse a web somente por meio de aplicativos. Alguns deles são o do New York Times, para ver notícias do jornal, do Photobucket, para ver fotos, ou do Facebook, para atualizar o status. Essencialmente, ele não é aproveitado como poderia.

Seu sistema operacional é o Chumby Linux 2.6, projetado pela Chumby, empresa que detém o direito dos aplicativos. E claro, quando se fala em Linux, fala-se em modificação. Não faltam instruções na web ensinando a mudar seu código. Um exemplo é um wiki ensinando a modificar aparelhos Chumby. Entre as páginas, há uma ensinando a usar um webkit para rodar um browser no Infocast, o que expande suas funcionalidades. E ele pode até ser pareado com um teclado físico.

“Comparado ao que se pode fazer com a plataforma, colocar um browser é só arranhar a superfície”, diz em seu blog Bunny Huang, fundador da Chumby, segundo a Wired. De acordo com ele, há quem esteja trabalhando até em colocar o Android no aparelho.

É claro, o Infocast tem seus limites, sejamos realistas. Não há câmera para videoconferências e muito menos um processador A4 que o faça competir com o iPad (embora ele provoque a Apple com duas entradas USB). Mas todo esse desenvolvimento de software faz pensar que logo mais podemos ver surgir uma geração de tablets mais acessíveis. Afinal, fazer o seu não é tão difícil quanto parecia.

fonte:Infoabril

0 comentários: