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22 de setembro de 2010

Gol Rallye Joga em todas as posições

Volkswagen veste roupa para o fora-de-estrada em seu modelo compacto de maior sucesso no Brasil, o Gol

A receita que consiste em vestir um produto convencional com uma roupa que remete a aventura, claro que moderada, já vem se mostrando vitoriosa desde que a Fiat equipou uma versão de sua perua Weekend (derivada do Palio) com visual para o fora-de-estrada. Dotou o carro de estribos, na época, também, de um quebra-mato na dianteira, elevou a suspensão, equipou-a de pneus de uso misto e a ela deu o nome de Adventure.

Depois que isso aconteceu, todas as montadoras seguiram pela mesma trilha e usaram do mesmo expediente para "enfeitar", alguns mais, outros menos, os seus modelos em oferta. E com a Volkswagen não poderia ter sido diferente. Saveiro, Fox e até a quase extinta Parati já receberam adereços com esta proposta. E, claro, o carro mais vendido da montadora e também do mercado brasileiro, há mais de 20 anos, não poderia ficar de fora. Pela terceira vez, a Volkswagen incrementa o Gol e, em série limitada, passa a oferecer uma nova versão que ganha, além de muitos penduricalhos, o sobrenome Rallye.

Histórico. A primeira versão com essa alcunha foi lançada em 2004 (G3) e a segunda em 2007 (G4). Como nas antecessoras, o Gol Rallye da quinta geração é fruto de um trabalho de desenvolvimento realizado ao longo de 18 meses por designers, engenheiros e técnicos da Volkswagen. Segundo a montadora, as modificações na carroceria, suspensão, freios e outros detalhes do carro foram testadas por cerca de meio milhão de quilômetros no Brasil e no exterior.
Existem algumas frases que passam a ser verdades absolutas no meio automobilístico, o autor da máxima que diz que "imagem é tudo", ou "somos guiados pela imagem" não sai de moda e, a cada temporada de lançamentos, suas conjecturas estão cada vez mais em voga. É o caso, por exemplo, agora desta versão com "pinta" aventureira do popular compacto da VW.

Apelo. O modelo tem o público jovem como seu principal alvo e está justamente no apelo visual seu maior diferencial. A começar da altura livre em relação ao solo, maior que o modelo de série, dos novos pneus 205/55 R15, design e interior incrementado. Assim como se destaca pela aparência, a nova versão Rallye do Gol conta com equipamentos que nem mesmo a versão Power, a mais completa da gama, oferece.

Equipamento
Sensor de obstáculos é item de série
De série, o Gol Rallye traz itens como sensor de estacionamento, abertura elétrica da tampa traseira e espelhos retrovisores externos com sinalizadores de direção. Uma novidade que vale ressaltar nesta iniciativa da montadora alemã é a oferta, como opcional, da transmissão automatizada I-Motion, um item de conforto que garante o fabricante está cada vez mais solicitado pelos consumidores brasileiros, principalmente nas grandes cidades. E ainda para comprovar que se tratando de apelo visual a cor é uma ferramenta que não se pode abrir mão, o Gol Rallye destaca o amarelo Solaris.



Descanso ao pé esquerdo
Da Redação

O Gol Rallye utiliza o motor Total Flex Volkswagen EA-111 1.6 VHT e pode vir equipado com transmissão manual MQ200, com cinco marchas, ou, na versão I-Motion, com câmbio automatizado sequencial ASG, que permite trocas de marchas manuais ou automáticas. Pelos números fornecidos pela fábrica, rodando com etanol, a versão manual do Gol Rallye acelera de 0 até 100 km/h em 10,3s – com gasolina, atinge a mesma velocidade em 10,6s.

Para trafegar em terrenos irregulares e transpor obstáculos com facilidade, o Gol Rallye tem 17 cm de vão livre na condição vazio e 14,6 cm quando carregado. A suspensão do veículo é 2,8 cm mais alta que a da versão normal. As novas medidas, além da adoção de novos pneus tamanho 205/55 R15, exigiram mudanças importantes na suspensão, que traz amortecedores e molas exclusivos e barra estabilizadora com maior diâmetro. Da mesma forma, o eixo traseiro foi substituído por um modelo com maior rigidez.

conforto. Tanto a versão manual como a automática do Gol Rallye oferecem uma ampla gama de equipamentos de série, como direção hidráulica, trio elétrico, abertura interna do porta-malas elétrica, volante ajustável na altura e profundidade, limpador e desembaçador do vidro traseiro.
A versão I-Motion vem equipada com computador de bordo de série. Em ambos os modelos são oferecidos como opcionais ar-condicionado, airbag duplo, freios com sistema ABS e EBD, além de volante multifuncional que, no I-Motion, pode incluir comandos do câmbio tipo borboleta, além do I-System para as duas versões.



Com esmerado acabamento

O painel do Gol Rallye tem pintura especial texturizada na parte superior e nele se destacam as aberturas de ventilação com molduras metálicas e iluminação com LEDs. O velocímetro e conta-giros circulares, com fundo preto, têm grafismo em cor branca, enquanto o mostrador digital retangular ao centro do conjunto utiliza caracteres vermelhos. No console, o CD player e os comandos do ar-condicionado (opcional) também se harmonizam com o conjunto.

Adereços. A designação Rallye está presente no pomo da alavanca do câmbio, assim como na parte superior dos assentos dianteiros, que trazem uma faixa quadriculada aplicada no tecido em exclusiva malharia Havana. Os passageiros de trás contam com luzes de leitura individuais, posicionadas no teto. Na traseira se destacam o aerofólio superior, na cor preta, e o para-choque trazendo na parte central inferior, um difusor em Prata Cyclone. A ponteira do escapamento cromada e as lanternas escurecidas compõem um conjunto que transmite forte impressão de volume e robustez e o logotipo aparece do lado direito, também em preto. Acabamento em tonalidades escuras e revestimento do teto e das colunas escurecidos, tem como proposta realçar as superfícies do habitáculo, como painel, console, bancos e tapeçaria das portas.


fonte:Otempo

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