Related Posts with Thumbnails

15 de setembro de 2010

Açúcar pode agir no cérebro como a cocaína

Alerta. Experimento com ratos mostra que consumo de doce muda comportamento

Londres, Reino Unido. O açúcar pode causar efeito no cérebro semelhante ao da cocaína, segundo estudos recentes realizados nos EUA. Atualmente, há evidências convincentes de que os alimentos ricos em gordura, açúcar e sal - como a maioria de junk food - podem alterar a química do cérebro, da mesma forma como drogas altamente viciantes, como a cocaína.

A ideia, considerada marginal há apenas cinco anos, está se tornando senso comum entre pesquisadores. Apesar disso, os mecanismos biológicos que levam ao vício em junk food ainda não foram revelados.

Um estudo publicado no "The Lancet" relata um experimento feito com ratos. Cientistas ofereceram um xarope de açúcar a ratos, de concentração similar a um refrigerante comum, durante 12 horas por dia. Ao mesmo tempo, outros ratos eram alimentados com água e comida normal. Após um mês, os ratos desenvolveram mudanças de comportamento no cérebro idênticas às dos animais viciados em morfina. Eles ainda mostraram um comportamento ansioso quando o xarope foi removido.

fonte:Otempo

0 comentários: