Related Posts with Thumbnails

4 de agosto de 2010

Homens que usam vermelho podem atrair mais mulheres

Cor na vestimenta estaria associada a poder, dinheiro e ascensão social

Que o vermelho é a cor da paixão todos sabem. A novidade agora é um curioso estudo segundo o qual homens que vestem roupas vermelhas são mais atraentes para as mulheres do que os que vestem outras cores, mas elas não têm consciência disso.

Segundo Andrew Elliot, professor de psicologia da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, os tons avermelhados fazem um homem parecer mais poderoso. O pesquisador afirma que, para as mulheres, um homem que usa vermelho parece ter maior status, mais capacidade para conseguir dinheiro e subir socialmente, e é isso que os deixa atraentes.

O cientista diz ainda que o vermelho sempre foi relacionado aos ricos e poderosos. Na antiga China, Japão e África subsaariana, por exemplo, os tons vibrantes eram utilizados para transmitir prosperidade e status elevado. Na Roma antiga, os cidadãos mais poderosos eram chamados de "aqueles que usam vermelho".

Ainda de acordo com o pesquisador, hoje em dia executivos utilizam gravatas vermelhas para indicar confiança e celebridades são associadas ao "tapete vermelho". Na biologia, o psicólogo afirma que para primatas não humanos, como o mandril e o babuíno gelada, o vermelho indica o domínio masculino e é expressado mais intensamente no macho que domina o grupo. Segundo Elliot, o vermelho pode "disparar" algo profundo e biologicamente enraizado nas mulheres.

A pesquisa. Os cientistas analisaram as respostas de 288 mulheres e 25 homens sobre fotografias de homens em sete diferentes experimentos. Todos os participantes se identificaram como heterossexuais ou bissexuais. Primeiramente, eram mostradas fotografias de um mesmo homem, algumas com uma borda vermelha, outras com branca e feita uma série de perguntas como "o quão atrativa você acha essa pessoa?".

Outros experimentos contrastaram o vermelho com cinza, verde ou azul. As cores foram equiparadas em luz e intensidade para evitar que esses atributos interferissem no resultado. Em outros experimentos, a camiseta do homem foi colorida digitalmente em vermelho ou outra cor. Os participantes deram sua opinião sobre o status e a atratividade do homem da foto e reportaram a possibilidade de sair, beijar ou manter uma relação sexual com ele. Em todas as situações, os homens de vermelho foram preferidos pelas mulheres.

Algumas curiosidades sobre as cores e suas influências
Relação. Segundo a psicologia, a cor é uma realidade sensorial que atua sobre a emotividade humana e produz uma sensação de movimento. Cerca de 80% da informação visual está relacionada com as cores.

Espectro. Cada cor situa-se dentro de uma faixa de energia que vai de 400 a 700 nanômetros. O vermelho está dentro da faixa de radiação próximo a 700, enquanto a cor violeta está perto de 400 nanômetros.

Aplicação. Quanto mais curta for a onda, maior a sua frequência. Por essa razão, os raios ultravioleta são usados para tratar fraturas, pois a absorção do cálcio se dá através da luz. O vermelho, ao contrário, tem efeito superficial e está ligado aos instintos básicos, como o sexo. Já o verde está no centro do espectro cromático e, por isso, é a cor do equilíbrio e a que menos interfere na pessoa.

fonte:Otempo

2 comentários:

Zango disse...

Li um livro que embasa esta pesquisa. De fato as cores tem muita influência nas nossas vidas, tanto que não uso marrom de jeito algum

Cecília disse...

Ewerton,muito interessante a pesquisa,nunca havia pensado nisso.Apesar de gostar muito desta cor.
Bjos