Related Posts with Thumbnails

8 de julho de 2010

Mulheres vivem mais, mas vivem pior

Um estudo realizado pela Agência Pública de Saúde de Barcelona, na Espanha, concluiu que mesmo com expectativa de vida superior a dos homens, as mulheres tendem a ter maior ocorrência de incapacidade física na terceira-idade. A pesquisa, publicada na última edição do Journal of Women's Health, avaliou mais de 4.200 pessoas, com idades a partir de 64 anos, que foram acompanhadas desde 1982.


De acordo com Albert Espelt, principal autor do estudo e pesquisador da Agência, os principais critérios de avaliação foram fatores socioeconômicos, como o nível educacional, e também indicadores de saúde, como as limitações e a rotina de cada participante.

Os pesquisadores observaram que a presença de incapacidade física em pessoas acima de 64 anos aumentou entre mulheres na Catalunha entre 1992 e 2006, mas o mesmo não ocorreu entre os homens. A insuficiência em 2006 era de 30% entre homens e de 53% nas mulheres. Portanto, muito maior em mulheres desta faixa etária.

Para Albert Espelt, o cotidiano massacrante da mulher moderna é um fator determinante para estes resultados diferentes entre homens e mulheres. "A dupla jornada de trabalho que estas mulheres experimentaram durante a vida (trabalho doméstico e fora de casa) é um fator chave para explicar a diferença da decorrência entre homens e mulheres", justifica o pesquisador.

Ele também afirma que o trabalho doméstico é menos gratificante que a carreira profissional fora de casa, e por isso leva a uma maior ocorrência de doenças não fatais como problemas ósseos, musculares e depressão.

Como curtir a terceira idade

Tanto para homens quanto para mulheres existem diversos fatores para que as pessoas envelheçam com saúde. Para o geriatra Carlos André Freitas dos Santos o mistério da longevidade pode ser desvendado com uma mente aberta a fim de encarar a vida com muito mais leveza.

"Alimentação equilibrada, atividade física e distância de vícios como o álcool e o cigarro, são hábitos que colaboram, e muito, para se ter uma velhice saudável. Mas não adianta nada cumprir tudo à risca, se você não tem bom humor e encara os problemas com pessimismo. Isso deixa a pessoa desestimulada", explica o geriatra.

Dicas para você entrar no clima e viver a terceira idade em plena forma

- Pratique exercícios físicos. Eles trazem saúde, bem-estar e o favorece o contato social

- Mantenha uma alimentação equilibrada, sem muita gordura, sal e açúcar. Mas não se torture, a hora da refeição tem que ser prazerosa.

- Evite cigarros e bebidas alcoólicas. "Os vícios fazem mal a saúde em qualquer fase da vida, mas se acumulados, na velhice podem trazer consequências maiores", explica o geriatra.

- Tenha a mente aberta. "Podemos controlar é a maneira como aceitamos os problemas. Se as aceito com positividade, a vida fica menos pesada, mas se sofremos e lamentamos o tempo todo, só agravamos mais o problema", diz Carlos André Freitas dos Santos.


0 comentários: