Related Posts with Thumbnails

17 de junho de 2010

Homens que têm olhos castanhos parecem ser mais dominadores

Universo estudado apresenta biotipo mais masculino do que o de olhos azuis

Uma pesquisa realizada na República Tcheca indica que as pessoas costumam ver homens de olhos castanhos como mais dominadores que aqueles com a íris azul. Contudo, os pesquisadores afirmam que essa impressão não é causada diretamente pela cor dos olhos, mas sim por outros fatores que são comuns a esses homens. As informações são do portal Live Science.

Os pesquisadores pediram a um grupo de 62 participantes que olhassem para fotografias de 80 faces (40 homens e 40 mulheres) e dessem notas conforme a impressão de dominação que os rostos lhe passavam. Digitalmente, os pesquisadores trocaram as cores dos olhos das faces (aqueles que tinham olhos castanhos ficavam com azuis e vice-versa). Outro grupo de participantes também deu notas às imagens alteradas. Os resultados foram os mesmos nos dois grupos: os homens de olhos castanhos acabaram com uma nota maior de "dominação", mesmo quando receberam, digitalmente, olhos claros. Segundo Karel Kleisner, da Universidade Charles, de Praga, essa impressão pode ser efeito do formato do rosto de homens de olhos castanhos que, em geral, têm queixo e boca maiores e nariz mais largo.

Olho azul traz a fama de infantilidade

Praga. Uma possibilidade levantada pelos cientistas é a de que as crianças podem ser tratadas de formas diferentes conforme a cor dos olhos. "É possível que sujeitos com olhos azuis sejam tratados (como crianças pequenas) por mais tempo que crianças de olhos castanhos", disse Kleiner em um artigo publicado no jornal "Personality and Individual Differences".

Estudos anteriores indicam que crianças de olhos azuis em idade pré-escolar são mais inibidas que aquelas de olhos castanhos, apesar de que essa diferença costuma desaparecer em alguns anos.

fonte:Otempo

1 comentários:

Anônimo disse...

Essa pesquisa parece um pouco sem nexo, pois, a grande maioria tem olhos castanhos o que certamente contribuiu para o alto indice de homens dominadores de olhos castanhos, oras!