Related Posts with Thumbnails

26 de junho de 2010

Feto não sente dor antes de 24 semanas de gestação

Documento é parte de debate, no Reino Unido, sobre possível limite legal para aborto

Uma análise de estudos recentes sobre o desenvolvimento dos fetos confirmou que não há evidências de que os bebês sejam capazes de sentir dor antes de completar 24 semanas de gestação.

O estudo, feito por médicos do Royal College of Obstetricians and Gynaecologists, na Grã-Bretanha, concluiu que os fetos estão "pouco desenvolvidos e sedados" nesse estágio.
As conexões nervosas no cérebro não se formaram completamente, e o ambiente do útero cria um estado de sono induzido, como um estado de inconsciência, diz o texto. Espera-se que grupos que fazem campanha contra o aborto questionem as conclusões do estudo.

A discussão sobre a capacidade do feto de sentir dor até a 24ª semana de gestação é parte de um debate a respeito do limite legal para abortos na Grã-Bretanha. Atualmente, a lei permite o aborto até 24 semanas.

O primeiro estudo se concentrou na questão da dor. E concluiu que as conexões nervosas no córtex cerebral, área que processa respostas a estímulos dolorosos no cérebro, não se formam por completo antes de 24 semanas.

"Podemos concluir que o feto não é capaz de sentir dor, em qualquer sentido da palavra, antes desse ponto". Um outro estudo tentou estabelecer quais tipos de malformações mentais e físicas poderiam resultar em "deficiências sérias".

Abortos motivados por malformações são permitidos por lei após 24 semanas de gestação. Eles representam 1% do total de abortos em todo o país.

No Brasil
Estatísticas. Pesquisa feita pela Universidade de Brasília (UnB) apontou o perfil da mulher brasileira que já interrompeu a gestação. Ao todo, foram entrevistadas 2.002 mulheres, de 18 a 39 anos, em todo o país - uma em cada sete já tinha feito aborto.

Lei. Atualmente, a legislação brasileira só autoriza o aborto em casos de estupro ou quando a gravidez gera risco para a mãe.

fonte:Otempo

0 comentários: