Related Posts with Thumbnails

11 de junho de 2010

Brasileiro percorre 150 km em estrada de gelo no Canadá a bordo de carro solar

Próxima meta é chegar até o Brasil utilizando energia obtida apenas do Sol

O engenheiro brasileiro Marcelo da Luz, 40, que começou há dois anos uma volta pelo continente norte-americano a bordo de um carro solar, acaba de rodar com seu veículo inusitado, o XOF1, pela estrada de gelo mais longa do mundo. Luz partiu de Ynuvik e foi até Tukyoyaktu, duas cidades do Canadá que ficam na planície de gelo do norte do continente. O XOF1 resistiu ao clima inóspito e à baixa incidência de raios solares da região e percorreu cerca de 150 km.

Ele agora planeja uma nova viagem do círculo ártico até a América do Sul, passando pela Argentina e chegando ao Brasil. Será preciso cortar todo o continente usando apenas a energia solar. Ele e seus auxiliares ainda estão trabalhando na logística, pois, de maio a novembro, as nuvens atrapalham. Mas Luz acha que vale o risco: o feito lhe ajudará a mostrar como é possível rodar por aí usando fontes de energia renovável e que não emitem gás carbônico.

PROJETO. A ideia de construção do carro solar surgiu em 1987, quando Luz assistiu na TV a cobertura sobre corrida de carros solares na Austrália. Ainda no Brasil, ele começou a pensar em criar um carro competir. Entretanto, ele abandonou essa ideia e resolveu fazer um veículo para dirigir até o Ártico. O carro solar de Luz foi o primeiro a chegar ao círculo ártico.

O brasileiro deixou sua casa, fez dívidas de US$ 250 mil e perdeu a namorada para viajar num carro solar que parece disco voador. Ele construiu o veículo em Toronto, Canadá, nos últimos dez anos. O projeto teve participação de vários universitários, inclusive duas estudantes da USP. Elas foram indicadas por Vinicius Rodrigues de Morais, gerente de carros solares da USP, que tem uma equipe de carros solares que chegou a participar de uma corrida solar na Grécia.

XOF1
O que é
Veículo movido a energia solar criado pelo brasileiro Marcelo da Luz.

Peso
300 kg (com o motorista).

Capacidade
1 pessoa.

Dimensões
Comprimento: 5 m.
Largura: 1,8 m.
Altura: 0,9 m.

Rodas
Três.

O projeto está aberto a patrocinadores brasileiros. O contato do Marcelo da Luz é mdaluz@xof1.com ou www.xof1.com



Veículo confundido com Ovni

A jornada de Marcelo da Luz não tem roteiro predefinido ou data para acabar. Nem orçamento. Para conseguir atravessar as três Américas, chegando até o Brasil, ele espera conseguir patrocínio de empresas brasileiras. Enquanto o patrocínio não chega, ele conta com o interesse que o XOF1 desperta.

Em cada cidade, Luz explica aos habitantes o que é aquele veículo esquisito. Ele acaba conquistando simpatias e ganha um jantar, teto por uma noite e espaço no jardim para o XOF1. Luz também depende de voluntários para dirigir o trailer (movido a gasolina) que serve como base de apoio. Até agora, revezaram-se na direção do trailer dois irmãos em férias, um casal de namorados e um japonês.

Curiosidade. Pelo visto, a energia é viável. O problema são os caçadores de ETs espalhados pelos EUA e Canadá. Luz foi parado sete vezes pela polícia do Alasca porque seu carro solar foi confundido com um Ovni.

“No Alasca, alguns moradores ligaram algumas vezes para a polícia falando que haviam visto um disco voador na rua”, comentou Luz. “Já pararam meu carro 26 vezes. O bom é que os policiais sempre agiram com bom humor”.

Luz garante que o veículo solar funciona sob condições extremas de frio e luminosidade. Só não resiste a vários dias escuros consecutivos. O carro já andou 36.200 km usando só energia solar. O recorde anterior era de 15.070 km. O veículo atinge no máximo 120 km por hora e vai de 0 km/h a 85 km/h em seis segundos.

fonte:Otempo

0 comentários: