Related Posts with Thumbnails

5 de maio de 2010

O Valor das Idéias: 24 cômodos em 1 apartamento pequeno. [com vídeo]

*Este post é um oferecimento do Banco Santander para você.

O arquiteto chinês Gary Chang conseguiu o que parecia impossível, inseriu 24 cômodos em seu pequeno apartamento do bairro de Sai Wan Ho, nordeste da ilha de Hong Kong.

Assim como a maioria das famílias da cidade, Gary vivia com seus pais em um apartamento do 17º andar que tinha nada mais do que 32 m² e era dividido em diversas pequeninas partes. Um quarto era preenchido com uma cama de casal para seus pais, outro era dividido com as três irmãs mais novas e Gary dormia em um sofá-cama na sala.

Após seus pais se mudarem para um apartamento maior, seus estudos começaram em como resolver a falta de espaço e tornar confortável ao mesmo tempo. Começou por retirar as paredes e tornar o apartamento um espaço único.

Chang utilizou de paredes móveis para criar até 24 combinações diferentes em um mesmo espaço, como a cozinha e lavanderia que se escondem por detrás do móvel da televisão e a cama que está atrás do sofá. Como as paredes necessitam de trilhos para correr, o arquiteto fez do teto e chão em espelho, para esconder o mecanismo de movimento.

A luz é refletida uniformemente para todo o apartamento e em todas as combinações possíveis. A janela foi remodelada com uma cor amarela para que se sinta aquecido e tenha um ar de pôr-do-sol mesmo nos dias nublados. Praticamente ele não necessita de luzes durante o dia, e a noite está dormindo, sendo assim economiza muito em eletricidade já que todas as paredes são paralelas e a janela e os móveis são de metal, o que ajuda no reflexo da luz.

As únicas partes fixas são o chuveiro e o banheiro para momentos em que a privacidade é necessária, pois a banheira está atrás de uma parede enorme da sua coleção de CDs que também esconde seu closet.

Esta é realmente uma ótima maneira de se utilizar um pequeno espaço para diversos fins, esperamos que arquitetos brasileiros se inspirem neste modo de construção, já que hoje em dia os apartamentos estão cada vez menores. Idéias e iniciativas como esta são pertinentes ao mundo de hoje, onde cada vez mais, soluções criativas tem que ser encontradas para contornar as novas realidades e necessidades de um mundo cada vez mais carente de recursos naturais e espaço.

Confira abaixo um vídeo mostrando direitinho como funciona esta inovadora idéia.





*Este é mais um post que o Santander oferece para você, a idéia é mostrar e incentivar pessoas, projetos e produtos, que de alguma maneira utilizam a tenologia para fazer do mundo um lugar melhor para se viver. Sugira você também um projeto, pessoa ou produto, utilize a sessão de comentários.


fonte:Techguru

0 comentários: