Related Posts with Thumbnails

17 de maio de 2010

Emmanuel é o principal Espírito Santo mentor de Chico Xavier

Todos os espíritos são santos, porque criações de Deus

Pela Bíblia, o Espírito Santo é como se fosse o coletivo de todos os espíritos. Não discordando da doutrina espírita, que ensina que o Espírito Santo é um espírito iluminado, considero como santos todos os espíritos, no sentido de que todos eles são criações de Deus, e um dia, serão realmente santos.

Realmente, todos os espíritos humanos, em estado potencial, são santos, pois todos têm o gérmen da santidade, tal como uma semente que tem o gérmen da planta.

Os chamados espíritos bons (evoluídos) são os que poderíamos denominar de espíritos santos propriamente ditos ou anjos bons, que já são bem evoluídos. O espiritismo tem como espíritos puros os que já atingiram os níveis mais avançados de evolução.

Os espíritos maus, ou seja, os pouco evoluídos, são os demônios ou diabos da tradição cristã. Mas para o espiritismo, todos são espíritos humanos, sejam eles evoluídos ou atrasados. E, na verdade, todos são também demônios, já que essa palavra, de acordo com a sua etimologia grega "daimones", significa nos originais bíblicos espíritos humanos.

No Velho Testamento, o Espírito Santo é um espírito humano. "Deus suscitou o Espírito Santo de Daniel". (Daniel 13,45, da Bíblia Católica). Lutero tirou os capítulos 13 e 14 de Daniel. E o Espírito Santo dos teólogos só foi instituído no Concílio Ecumênico de Constantinopla (381).

Por isso, são Paulo não o conheceu. Daí que ele fala, seguindo o Velho Testamento, que nós somos templos "dum" (como está no original grego) e não "do" Espírito Santo (1 Coríntios 6,19). As frases "cheios ‘do’ Espírito Santo" devem ser lidas assim: "cheios ‘dum’ Espírito Santo".

E quando se diz que Deus enviou seu espírito, não se trata do próprio espírito de Deus (enviador e nunca enviado), mas de um espírito do bem, de Deus. Na Bíblia, muitas vezes, se diz anjo no lugar de espírito, porque o espírito enviado, por ser um mensageiro, torna-se um anjo.

Uma parte dos apóstolos e discípulos queria que os gentios fossem circuncidados antes de se tornarem cristãos, isto é, antes de serem batizados. Entre eles estavam são Tiago e são Pedro. Outros liderados por são Paulo eram contra essa norma. Paulo foi vitorioso nessa polêmica. E Cornélio recebeu um espírito que o instruiu para entrar em contato com Simão (são Pedro) na cidade de Jopa, onde, em transe (êxtase), Pedro recebeu um espírito, que o corrigiu no erro de achar que somente os judeus seriam salvos.

E lembremos-nos de que isso foi depois do Pentecostes. Portanto, estão equivocados os teólogos, quando ensinam que depois do Pentecostes, os apóstolos eram inspirados pelo Espírito Santo e não erravam mais! (Recomendo a leitura, na íntegra, dos capítulos 10 e 11 de Atos). Se fosse o Espírito Santo, isto é, o único e mesmo espírito que inspirasse os apóstolos, não teria havido a citada polêmica e outras entre eles. Também num conclave de cardeais, que elege um papa, se fosse o Espírito Santo trinitário dos teólogos que inspirasse os cardeais, todos eles votariam num mesmo candidato a papa, cuja eleição se daria na primeira votação.

Emmanuel é um espírito altamente evoluído e que nos deixou pela psicografia do médium Chico Xavier um acervo de 450 livros teológico-bíblicos, que é, sem dúvida, um dos maiores da história do cristianismo. E como o conteúdo desse acervo se identifica plenamente com a moral evangélica, o espírito Emmanuel é um verdadeiro Espírito Santo!


Escrito por:JOSÉ REIS CHAVES
Teósofo e biblista - jreischaves@gmail.com

fonte:Otempo

1 comentários:

Roniel A. Julio disse...

Amigo Ewerton, o espírito de Emmanuel é um espírito muito evoluído, e para isso, passou por várias encarnações, na qual, em uma delas, foi Públio Lentulus. Muitos são os espíritos evoluídos que nos ajudam e nos protegem, nos orientando e nos intuindo. Parabéns pela postagem. Abraços. Roniel.