Related Posts with Thumbnails

20 de abril de 2010

Você sabia que certas espécies de formigas são capazes de pular?

Várias das cerca de 10 mil a 14 mil espécies identificadas de formigas são capazes de pular

Será que as formiguinhas pequenas que me visitam toda primavera conseguem pular como uma pulga? Às vezes olho para baixo e de repente vejo uma delas caminhando pelo meu corpo.

É possível. Várias das cerca de 10 mil a 14 mil espécies identificadas de formigas são capazes de pular ou saltar, incluindo pelo menos uma com uma picada potencialmente fatal.

A formiga saltadora Myrmecia pilosula, nativa da Austrália, pula quando está agitada. Seu veneno altamente tóxico permite que ela ataque insetos tão grandes quanto vespas.

Uma espécie de formiga da Índia, a Harpegnathos saltator, é aparentemente única no uso de seu mecanismo de saltos como uma forma normal de locomoção, não apenas como forma de escapar. Num estudo de 1993 publicado no Cellular and Molecular Life Sciences, pesquisadores europeus e indianos usaram cinematografia de alta velocidade para estudar a formiga e teorizaram que ela consegue saltar de 30 a 45cm sincronizando seus pares de patas do meio e de trás.

Outra espécie, a Odontomachus bauri, use suas mandíbulas superdesenvolvidas para lançá-la no ar, às vezes a 230 km/hora, segundo um estudo publicado em 2006 no Proceedings of the National Academy of Sciences. Os saltos poderosos permitem que a formiga ataque a presa com uma forca equivalente a 300 vezes seu peso corporal, afirmaram os pesquisadores.

fonte:Uol

0 comentários: