Related Posts with Thumbnails

21 de abril de 2010

Pesquisa com jovens diz que fumante é menos inteligente

Foram ouvidos 20 mil soldados de Israel, com idades entre 18 e 21 anos


Além do notório dano à saúde, fumar afeta o desempenho intelectual também

Londres, Reino Unido. Alguns médicos acreditam que a decisão de fumar está ligada a uma menor capacidade intelectual. Agora, uma pesquisa publicada na Grã-Bretanha confirma a suspeita ao concluir que fumantes têm Quociente de Inteligência (QI) mais baixo do que não-fumantes. Os pesquisadores constataram que os QIs mais baixos eram daqueles que fumavam mais cigarros por dia. Além dos danos à saúde já conhecidos, fumar afeta também o desempenho intelectual.

Um artigo publicado na revista britânica "Addiction", uma das mais prestigiadas sobre tabagismo, dá destaque a outro fator de risco: segundo a pesquisa, jovens menos inteligentes estão mais propensos a começar a fumar.

Foram pesquisados 20 mil recrutas das Forças Armadas de Israel, com idade entre 18 e 21 anos. O QI deles estava dentro da faixa considerada normal, mas, enquanto os não-fumantes tinham QI médio de 101, o dos que fumavam era de 94. Os pesquisadores constataram que os QIs mais baixos eram daqueles que fumavam mais cigarros por dia.

Esse não é o primeiro estudo que relaciona o fumo ao QI mais baixo. A diferença é que entre os jovens pesquisados havia 140 gêmeos, irmãos com características genéticas semelhantes, que cresceram no mesmo ambiente, tiveram a mesma educação, mas fizeram escolhas diferentes em relação ao cigarro. Também entre os gêmeos quem fumava tinha o QI menor.

As conclusões do estudo são polêmicas. Segundo o médico Sérgio Ricardo dos Santos, ter pais ou amigos que fumam pode ser mais determinante para a inteligência do que o hábito de fumar. "Não é possível afirmar que o tabagismo traga burrice às pessoas. O que ele faz é expor as pessoas a ter uma perda de memória e dificuldade de aprendizado durante a vida", diz.

Flash
Dados. Segundo o IBGE, o Brasil tem atualmente cerca de 25 mi de fumantes.


fonte:Otempo

0 comentários: