Related Posts with Thumbnails

20 de abril de 2010

A pergunta que mudou a capital do país de lugar

Brasília. Para o presidente Juscelino Kubitschek, tratou-se de "uma predestinação". Para seus opositores, uma mera armação. A pergunta feita pelo inspetor de seguros Antônio Soares Neto, o Toniquinho, no dia 4 de abril de 1955, em Jataí (GO), durante o primeiro comício de JK na campanha presidencial entrou para a história como a responsável por fazer o mineiro assumir o compromisso de construir Brasília em um quadrilátero demarcado no Centro-Oeste do país caso fosse eleito.

Em um palanque improvisado na carroceria de um caminhão dentro de uma oficina - do lado de fora chovia muito e o evento marcado inicialmente na praça de Jataí havia sido cancelado - JK fez um longo discurso onde por várias vezes repetiu o seu desejo firme de cumprir a Constituição. Em seguida, perguntou à plateia de pouco mais de duzentas pessoas se alguém queria comentar algo. Silêncio. O candidato retomou a palavra e novamente provocou o público.

Com o coração batendo rápido, as pernas tremendo e emocionado, Toniquinho, então com 29 anos, disparou: "O senhor mudaria a capital para o Planalto Central, conforme determinado nas Disposições Transitórias da Constituição?" JK pensou e retrucou com o braço balançando e o dedo indicador apontando para o alto: "Se eleito for, eu cumprirei integralmente a Constituição. Durante o meu quinquênio, farei a mudança da sede do governo e construirei a nova capital".

Polêmica. Cinquenta anos depois da construção de Brasília - comemorados amanhã -, o diálogo ainda suscita divergência entre historiadores. Apesar de não haver dúvida sobre a existência dele, as controvérsias rondam o ambiente em torno do comício. Em artigos, o historiador Ronaldo Costa Couto trata o fato como uma estratégia eleitoral acertada entre a campanha de JK e líderes do PSD em Jataí. Segundo ele, tudo foi combinado com o mineiro, mesmo ele tendo resistido à ideia inicialmente. Até a reação de surpresa do candidato ao ouvir a pergunta teria sido ensaiada.

Outro historiador de Brasília Adirson Vasconcelos, em um dos seus livros, credita a pergunta a um político da região. Ele teria soprado a pergunta para Toniquinho. O objetivo do teatro seria JK integrar de forma espontânea a construção de Brasília ao seu plano de metas, reforçando um dos seus programas de campanha de interiorização do país.

Em meio às versões, o simpático Toniquinho, aos 84 anos, ainda se ofende com as dúvidas sobre a sua pergunta. Vaidoso - cabelo pintado, blusa, calça e sapato social - e gozando de ótima saúde, ele concedeu uma entrevista à reportagem de O TEMPO, na última sexta-feira, em Brasília, onde recebeu uma série de homenagens pelo aniversário da cidade.

Saiba mais
1751 - Marquês de Pombal manifestou a possibilidade de transferir a capital da colônia para o nterior. O Planalto Central é sugerido.

1821/1823 - José Bonifácio de Andrade propõe à Assembleia Constituinte que a capital do Império seja transferida para Paracatu (MG). Sugere os nomes de Brasília ou Petrópolis.

1891/1892 - O presidente Floriano Peixoto determina na Constituição a delimitação de uma área no Planalto Central para receber a futura capital. O engenheiro belga Luiz Cruls lidera uma expedição para explorar e demarcar o local.

1956 - Presidente JK sanciona lei aprovada no Congresso autorizando a construção da capital.

1960 - Brasília é inaugurada no dia 21 de abril.

fonte:Otempo

0 comentários: