Related Posts with Thumbnails

16 de abril de 2010

Cárie pode ser transmitida pelo contato salivar

Dados do estudo realizado na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) apontam que quase 40% dos adolescentes brasileiros, entre 15 e 19 anos, já perderam ao menos um dente e, em 93% dos casos, a perda foi provocada por cárie.

Comumente interpretada como resultado de uma escovação inadequada e pela ingestão de sacarose (açúcar), a cárie também pode ser transmitida por um simples contato salivar.

O ato de beijar, compartilhar talheres, a socialização da mesma escova de dente, e, até mesmo, o hábito materno de experimentar a papinha do bebê podem ser decisivos na transmissão dos microorganismos da cárie.

O implantodontista Sidnei Goldmann explica que, mesmo havendo o contato salivar de uma pessoa que possui cárie com outra que não tem, o microorganismo só irá se proliferar se houver um ambiente propício pra isso, ou seja, se a saúde bucal da outra pessoa estiver precária.

A prevenção é a melhor maneira encontrada pelos dentistas para se combater o problema causado pelo microorganismo Streptococus mutans. Uma higiene bucal adequada, com o uso de escova, fio dental e flúor é essencial. Afinal, a boca saudável não permite ação da cárie.

fonte:Paranaonline

0 comentários: