Related Posts with Thumbnails

16 de março de 2010

Chá de mamão papaia tem efeito anticancerígeno

Os benefícios do mamão para a saúde e para o bem-estar são notórios. A fruta é altamente conhecida por regular o funcionamento do intestino, hidratar pele e cabelo, além de possuir uma grande quantidade de betacaroteno, que ajuda a manter o bronzeado. Entretanto, a mais recente descoberta em torno dela é a sua inédita propriedades anticancerígena.

Uma pesquisa recente da Universidade da Flórida (EUA), publicada no Journal of Ethnopharmacology, além de estudos do Japão, apresentou a ação do chá das folhas do mamão contra uma ampla gama de tumores, incluindo os de colo do útero, mama, fígado, pulmão e pâncreas.

Os cientistas usaram um extrato feito a partir de folhas de mamão seco e observaram que os efeitos contra o câncer foram mais fortes quando as células receberam doses maiores do chá. Pesquisadores expuseram 10 tipos diferentes de culturas de células cancerígenas ao extrato de folha de mamão e mediram o efeito após 24 horas. O mamão papaia retardou o crescimento dos tumores em todos os testes.

Além disso, o extrato de mamão não apresenta qualquer efeito tóxico sobre as células normais, evitando os temidos efeitos colaterais, como náuseas, comuns em outras terapias de combate ao câncer. O sucesso do extrato de mamão contra tumores já era conhecido popularmente em populações indígenas da Austrália e do Vietnã.

Para identificar o mecanismo pelo qual o mamão atuava ao impedir o crescimento das culturas das células tumorais, a equipe se concentrou em uma linhagem de células de linfoma T (leucemia). Seus resultados sugerem que pelo menos um dos mecanismos utilizados pelo extrato de mamão é capaz de induzir a morte das células doentes.

Em uma análise semelhante, a equipe também analisou o efeito do extrato de mamão sobre a produção de moléculas antitumorais conhecidas como citocinas. O mamão mostrou-se responsável produzir citocinas tipo Th1, importantes na regulação do sistema imunológico.

Por esse motivo, os resultados do estudo levantam a possibilidade do uso futuro do mamão para extrair componentes maléficos do sistema imunológico em condições semelhantes, tais como inflamações e doença autoimune. Outras pesquisas já demonstraram os efeitos positivos da papaína, outro composto do mamão papaia, na cicatrização de ferimentos.

fonte:Minhavida

0 comentários: