Related Posts with Thumbnails

24 de fevereiro de 2010

Católicos procuram na web parceiros com a mesma fé

Usuários buscam pretendentes que compartilhem os mesmos valores

Procura-se: "Alguém próximo da minha idade, aparência boa e católico". Christina Newman diz que sua pequena lista de requisitos para um possível pretendente hoje parece superficial para ela. Mas uma palavra - "católico" - era muito importante. Ela sabia que alguém que se importasse com sua fé compartilharia os mesmos valores e pontos de vista que ela.

Aos 25 anos, ela se registrou no serviço de namoro online CatholicMatch.com, maior site de relacionamento de católicos adultos dos Estados Unidos. Christina é uma das histórias de sucesso do namoro entre pessoas da mesma religião. Em 2008, ela se casou com Ernesto Monne, após três anos de noivado.

"Eu era mãe solteira. Tinha me casado aos 19. Essa situação estava ruim", disse Christina. "Me converti à Igreja Católica em 2000 e estava muito difícil encontrar um jovem católico que quisesse ir à missa comigo e praticar a fé".

Em 2008, a "Pesquisa Pew sobre Religião e Vida Pública" estimou que havia 22,6 milhões de católicos solteiros nos EUA. A solteirice se tornou um estilo de vida mais atraente nas últimas décadas. O aumento do namoro online atesta essa afirmação. O casamento, porém, não exerce o mesmo fascínio.

Nas últimas cinco décadas, a porcentagem de pessoas casadas entre 35 e 44 anos caiu de 88%, em 1960, para 69%, em 2007, segundo o censo dos EUA. Para as mulheres, a queda foi de 87% para 72%.

Entretanto, muitos solteiros, especialmente aqueles religiosos, gostariam de encontrar um parceiro que compartilhasse a sua fé.

União inter-religiosa. A Conferência dos Bispos Católicos dos EUA relata que, nos últimos anos, quase metade dos casamentos católicos une um fiel católico a um não católico. E essa é uma situação nova.

Segundo a pesquisa "Pew", 78% dos católicos norte-americanos casados estavam unidos a fiéis de outras religiões. As únicas religiões mais prováveis de promover uniões da mesma fé eram os hindus (90%) e os mórmons (83%).

"Acho que, devido ao índice maior de divórcios e famílias separadas, as pessoas voltaram a analisar cuidadosamente o que faz um casamento ser bem-sucedido", disse Brian Barcaro, fundador do CatholicMatch.com. "Por isso, as pessoas estão valorizando cada vez mais a religião".

Anastasia Northrop, 33, que fundou a Conferência Nacional dos Católicos Solteiros, afirma que hoje existem mais católicos solteiros do que nunca, porque grandes mudanças culturais levaram a um aumento do número de pessoas solitárias.

"Vivemos em uma época não de múltiplas escolhas, mas de escolhas infinitas", disse Anastasia, que é solteira e vive no Texas. "As pessoas hesitam em firmar um compromisso porque elas querem manter suas opções em aberto".

Sites de namoro
Católicos
www.namorocatolico.com.br
www.encontroscatolicos.com.br
www.CatholicMatch.com (em inglês)

Evangélicos
www.amoremcristo.com
www.romancecristao.com.br
www.fidelitate.com

Muçulmanos
www.muslima.com (em inglês)
www.muslimmatch.com (em inglês)

Judeu
www.beshert.com

Várias regiões, etnias e religiões
www.parperfeito.com
www.cupidmedia.com/Portuguese
www.match.com
www.eharmony.com (em inglês)

fonte:Otempo

0 comentários: