Related Posts with Thumbnails

19 de novembro de 2009

Microsoft apresenta Internet Explorer 9

A Microsoft anunciou hoje que seu novo browser, o Internet Explorer 9 (IE9), praticamente eliminou a diferença de performance em JavaScript entre ele e seus rivais Mozilla e Google, e isso apesar de o navegador estar em desenvolvimento apenas algumas semanas atrás.

A disponibilidade de uma versão demo (build) do IE9 foi anunciada hoje pela empresa, durante o Professional Developers conference (PDC).

Steven Sinofsky, presidente da Microsoft para o Windows e o Windows Live, reconheceu que a Microsoft tinha um desafio. "Nós sabemos que tínhamos muito trabalho a fazer em algumas áreas de desempenho", disse Sinofsky.

"No SunSpider, nós estamos a par com o IE9", disse Sinofsky, mostrando um gráfico que mostrava os números da popular suíte de benchmarking para JavaScript.

Apesar de os resultados do IE9 serem levementa superiores - e, portanto, mais lentos - que os novos navegadores dos competidores, seus números foram significamente melhores que os do IE8.

Sem surpresa
A notícia não surpreendeu Asa Dotzler, diretor de desenvolvimento de comunidades do Mozilla, que na terça-feira (17/11) previu que a Microsoft poderia conquistar ganhos de performance em sua próxima versão do IE.

"A Microsoft vai mostrar uma versão demo (build) do IE9 que estreia um motor javaScript totalmente novo e super-rápido", escreveu Dotzler em seu blog ontem.

"A Microsoft cavou um enorme buraco quando abandonou o IE6, e a web, de 2001 a 2006. Seus esforços iniciais de retorno com o IE7 foram um enorme desapontamento para a maioria dos desenvolvedores web e, apesar de seus esforços com o IE8 terem sido muito melhores, eles ainda estão no mínimo uma geração inteira atrás dos browsers modernos."

Benchmarking
O IE8, e em grande parte o IE7 e o velho-porém-largamente-utilizado IE6, tem comido poeira dos rivais em desempenho com JavaScript, especialmente do Mozilla Firefox, do Google Chrome e do Apple Safari.

Os dois últimos são construídos com base no motor de renderização open source WebKit.

Na maioria dos testes recentes de SunSpider feitos pela Computerworld, por exemplo, o Chrome passou pelos benchmarks cerca de 10 vezes mais rápido que o IE8, enquanto o Firefox estava praticamente quatro vezes mais rápido.

No passado, a Microsoft desprezou tais benchmarks, dizendo que eram meras "corridas de arrancada entre navegadores" que não representavam de modo acurado o mundo real.

No seu lugar, a Microsoft usava testes de downloads dos 25 sites web mais populares para afirmar que o IE8 era de fato mais rápido que o Firefox ou o Chrome em casos que realmente importavam.

Outro discurso
Hoje, Sinofsky pareceu descartar todo o velho discurso, e pregou não apenas sobre a velocidade do IE9, mas também que os números do teste Acid3 melhoraram.

"Nós precisamos fazer um trabalho melhor no Acid3", admitiu Sinofsky. "Nós temos feito algumas melhorias no IE9, que agora marca 32 em 100." O IE8, disse, marcava 24 em 100.

O benchmark Acid3 verifica em que medida um browser segue certos padrões, particularmente as especificações para as aplicações Web 2.0, bem como padrões relativos ao Document Object Model (DOM), CSS2 (Cascading Style Sheets) e Scalable Vector Graphics (SVG).

Outros browsers, no entanto, tem sido capazes de ir bem mais longe no Acid3. As versões atuais do Chrome, do Safari e do Opera marcam 100, enquanto o Firefox 3.6, que ainda está em beta, marca 92 em 100.


fonte:IDGNOW

0 comentários: