Related Posts with Thumbnails

18 de maio de 2009

Simples atitudes ao alcance de suas mãos.

Para fazer a sua parte com o planeta e com a consciência, algumas atitudes devem ser tomadas no seu dia para ficar de bem consigo mesmo e com o meio ambiente.

Velhas dicas nunca são desatualizadas. Vale ficar tranqüilo com o seu papel como consumista e o que o planeta observa com o seu consumismo.

Conservar o planeta para as futuras gerações é muito importante. Se você tem filhos, pense nisso.

A água, por exemplo, custa caro e é preciosa.

No Brasil, 40 milhões de pessoas têm acesso à água potável, ao mesmo tempo em que 70% das internações de crianças em hospitais são causadas por doenças transmitidas pela água contaminada.

Se 1 milhão de pessoas fechasse a torneira enquanto escova os dentes, durante um mês, a quantidade de água economizada seria o equivalente a água que cai nas Cataratas do Iguaçu por 12 minutos.A energia que o brasileiro desperdiça em casa, em média, é de 25%. Se 500 famílias eliminassem esse desperdício ao longo de sua vida de 72 anos, elas teriam energia suficiente para iluminar a cidade de Florianópolis por 30 dias.

Para fazer a economia, pode-se começar desligando a tomada de equipamentos como TV e DVD. As lâmpadas fluorescentes gastam 75% menos eletricidade do que as convencionais.

O gasto com a coleta de lixo gera em torno de 20% do orçamento dos municípios. Este valor poderia ser gasto com muitas outras coisas, como a educação e saúde. Respeite o planeta. Evite lixo desnecessário. Recicle sempre e procure produtos que não agridem a natureza.

Cerca de 20% de alimentos comprados acabam na lata de lixo. Isso seria o representante de 19 mil toneladas de alimentos jogados fora por dia. Essa quantidade daria para alimentar 39 milhões de pessoas.

Veja sempre a validade dos produtos e aproveite o máximo deles. Não compre por impulso e não desperdice. Ajude a construir uma sociedade justa.

Se uma família de 4 pessoas desperdiçarem 100 gramas de alimentos por refeição, ao longo de 70 anos, seria 31 toneladas de alimentos. Essa quantidade daria para alimentar 17 crianças por 10 anos.

Faça a sua parte sempre. Pense no impacto do seu consumismo. Prefira empresas que se preocupam com o planeta. Ajude a combater o desmatamento.

Cada pessoa é responsável pelo mundo inteiro e não apenas pelo seu pedaço de espaço.

O primeiro passo é conhecer, o segundo é fazer e o terceiro é compartilhar.

Divulgue o que você aprendeu e mobilize as pessoas a mudarem como você.

0 comentários: