Related Posts with Thumbnails

17 de maio de 2009

Relacionamentos da família com filhos adolescentes

…É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque se você parar pra pensar na verdade não há… Sou a gota d’água, sou o grão de areia, você me diz que seus pais não o entendem, mas você não entende seus pais…

O adolescente na etapa de desenvolvimento humano, está caracterizado por diversas transformações físicas, psíquicas e sociais. Este período é também repleto de muita turbulência na família e no adolescente.
A busca por uma nova visão de si e do mundo pode trazer problemas sérios de relacionamento entre pais e filhos.

Os questionamentos dos adolescentes, bem como as decisões a serem tomadas pelos pais em determinadas situações, são complexos e muitas das vezes difíceis de se resolverem.

Ambientes onde não se deixa espaço para o diálogo e a mútua compreensão dificulta ainda mais a relação.

Muitos pais, desejando a amizade dos filhos, não sabem como agir e caem no liberalismo extremo ou no caso inverso, procurando o controle total sobre o adolescente, encontram-se no autoritarismo e perdem o canal de diálogo.


O que eu gostaria de ressaltar é que, mesmo em todos os conflitos, pois eles realmente existem, a busca pelo respeito recíproco é essencial para que haja crescimento.

Por vezes os filhos não entendem; por outras os pais não entendem.

Os pais precisam ter a consciência que o adolescente de hoje foi a criança de ontem.

Uma criança que não teve o hábito de levar uma não na infância, com certeza será um adolescente que não deseja ouvir o não hoje. O berço do desenvolvimento precisa ser cauteloso para que haja o equilíbrio no futuro.

Os direitos e os deveres devem ser reconhecidos e cumpridos. Sempre!

Devem existir limites no recinto familiar e co-participação. Isso se faz valer em tarefas domésticas, como levar o irmão menor na escola ou recolher o lixo.

Realizar debates domésticos é uma idéia interessante. Dialogar sobre fatos e acontecimentos externos, com críticas construtivas. Passeios em família e atividades recreativas são sugestões para um bom convívio.

O mais importante é lembrar que as necessidades devem ser supridas. Os adolescentes precisam ser ouvidos e os pais também. Ambos devem possuir um diálogo aberto, chave para um futuro de amizade e confiança.

Como você pode colaborar para que haja harmonia no seu lar?


fonte:Whalá

0 comentários: