Alimentos gordurosos estimulam a produção de endocanabinoides naturais
Los Angeles, EUA. Pesquisa feita por cientistas da Universidade da Califórnia revela que a gordura contida em certos alimentos, como batatas fritas, desencadeia um mecanismo biológico de gula que atua de modo similar aos efeitos da maconha.
Utilizando ratos como cobaias, o estudo descobriu que, quando provaram comidas gordurosas, eles começaram a produzir substâncias químicas conhecidas como endocanabinoides, uma espécie de lipídios biologicamente ativos, conhecidos como maconha natural do corpo humano.
A cientista Daniele Piomelli, que comandou a pesquisa, relata que o processo inicia-se na língua, onde as gorduras contidas no alimento geram um sinal que viaja do cérebro em direção ao intestino. Lá, ocorre o estímulo na produção de endocanabionoides.
A substância provoca uma onda de ativação celular, que induz à ingestão desenfreada de alimentos gordurosos.
Segundo cientistas envolvidos no estudo, a pesquisa pode indicar novos caminhos na luta para conter a obesidade e outras doenças.
O estudo sugere que pode ser possível conter a compulsão de se comer alimentos gordurosos ao se obstruir atividades dos endocanabinoides por meio da utilização de medicamentos. Piomelli descarta a ocorrência de efeitos colaterais dessas drogas bloqueadoras, uma vez que elas não penetram no cérebro.
Flash
Outros. Açúcares e proteínas não afetaram a liberação de endocana-binoides.
0 comentários:
Postar um comentário