O Earth Simulator, da NEC, foi o último supercomputador do Japão a ocupar o primeiro lugar, em 2004
O supercomputador japonês, K, foi considerado o mais rápido computador do mundo pela lista Top 500.
O “K” é três vezes mais veloz que o segundo colocado e mais poderoso que os outros cinco computadores seguintes da lista combinados.
A listagem Top 500 é revisada todo mês de junho e novembro por pesquisadores do centro de pesquisas científicas das Universidades de Tennessee, Estados Unidos, e Mannheim, na Alemanha.
Os supercomputadores são máquinas de alto processamento utilizadas em diversos tipos de tarefas como previsão do tempo, mercado de valores e testes de armas de simulação.
O supercomputador K foi fabricado pela Fujitsu e possui 68.544 unidades centrais de processamento (distribuídas entre mais de 800 racks), cada uma com oito cores, totalizando 548.352 cores.
O computador tem um desempenho de mais de 8 quatrilhões de cálculos por segundo (pentaflop/s). A letra K é uma abreviação da palavra “kei”, que em japonês simboliza a expressão dez quatrilhões (em alusão ao poder de processamento do supercomputador).
Atualmente o supercomputador ainda está em fase de finalização, que deve terminar no próximo ano. O equipamento é utilizado pelo Riken Institute, para pesquisas sobre física e química no Japão.
O supercomputador brasileiro, Tupã, utilizado pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais ) sofreu uma pequena queda na colocação, caindo do 29º para o 34º lugar.
0 comentários:
Postar um comentário