Related Posts with Thumbnails

26 de julho de 2011

Oi quer levar internet sem fio aos orelhões

Telefones públicos da Oi (antiga Telemar) poderão se transformar em pontos de acesso à internet sem fio


A operadora Oi apresentou ao Governo Federal um projeto para a utilização dos orelhões públicos em pontos de acesso à internet sem fio.

A empresa já havia instalado alguns equipamentos em fase de teste no Rio de Janeiro, porém foi obrigada a retirar os orelhões adaptados por não se adequarem ao padrão mobiliário da cidade.


Agora a operadora pretende ampliar esse projeto ao oferecer internet banda larga sem fio de forma gratuita (se houver patrocínios) ou através da venda de cartões de acesso.

A intenção é dar novo uso aos orelhões, que perderam espaço para os aparelhos celulares. Atualmente no Brasil existe 1,1 milhão de telefones públicos, sendo 824 mil somente da Oi.

A vantagem de reutilizar esses orelhões é que os mesmos possuem uma ótima infraestrutura de rede, ligados por fios metálicos que estão conectados a centrais telefônicas.

Esta infraestrutura já pronta seria ideal para o acesso à internet sem fio em um raio de até 50 metros do orelhão em velocidades de até 2 Mbps.

Pelo projeto da Oi, o acesso seria gratuito se houvesse interesse de empresas (até mesmo as estatais) de inserir publicidade nos orelhões e desta forma pagar os custos da operadora com aquele ponto de acesso.

Os orelhões continuariam com a função para chamadas de voz e também seriam equipados com webcams que permitem um raio de visão de 360º.

Procurada pela INFO para explicar como seria feita a segurança dos equipamentos e da conexão, a assessoria de imprensa da Oi não retornou até a publicação desta matéria.



0 comentários: