Related Posts with Thumbnails

7 de julho de 2011

Falta de higiene bucal afeta a fertilidade feminina, diz estudo

 Má saúde da boca é tão ruim quanto a obesidade, revela pesquisa australiana

Londres, Reino Unido. Uma higiene bucal precária pode afetar a fertilidade feminina, reduzindo as chances de a mulher engravidar e atrasando em até dois meses o período necessário para concepção.

Pesquisa desenvolvida na Universidade do Oeste da Austrália e apresentada em conferência de saúde na Suécia sugere ainda que a má saúde bucal é tão ruim para a fertilidade da mulher quanto a obesidade. O estudo mostra que mulheres com gengivas doentes precisaram de sete meses para conceber. O prazo considerado normal é de cinco meses.

Gengivite. A causa pode estar ligada à doença periodontal, caracterizada por inflamação na gengiva. Quando não tratada, a inflamação pode desencadear uma série de reações que prejudicam o funcionamento normal do corpo.


Segundo Roger Hart, professor líder da pesquisa, esse é o primeiro estudo publicado que relaciona problemas nas gengivas à baixa fertilidade feminina.



Outros estudos já relacionaram a doença periodontal a doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e aborto, além de baixa qualidade do esperma em homens.

Pesquisa avaliou 3.500 pessoas

Londres. O estudo da Universidade do Oeste da Austrália, feito com mais de 3.500 mulheres, aponta que aquelas com problemas de gengiva apresentaram níveis elevados de marcadores para inflamação no sangue.

De acordo com o líder da pesquisa, Roger Hart, mulheres que estão tentando engravidar precisam se certificar de que estão saudáveis. Além disso, ele aconselha a elas que visitem o dentista, parem de fumar e beber, mantenham um peso saudável e tomem suplementos de ácido fólico.

Flash
Eles. Inflamação nas gengivas pode acarretar ainda a disfunção erétil nos homens.



0 comentários: