Related Posts with Thumbnails

21 de julho de 2011

Astrônomos descobrem superbolha cósmica e uma quarta Lua de Plutão


                                           Novas estrelas estão em formação na nebulosa

Washington. EUA. Dois telescópios captaram imagens surpreendentes da galáxia. A primeira foi tirada pelo telescópio Very large (VLT) do Observatório Europeu do Sul (ESO), no Chile, que registrou uma superbolha cósmica brilhante na Grande Nuvem de Magalhães, galáxia satélite da Via Láctea.

A imagem revela a formação de novas estrelas, uma delas em torno do aglomerado estelar NGC 1929. As estrelas jovens desse aglomerado estão emitindo intensa radiação ultravioleta, o que faz com que o gás em sua volta brilhe. Essa supernebulosa, conhecida como N44, tem cerca de 325 por 250 anos-luz de extensão. Para se ter uma ideia, a estrela mais próxima do Sol se encontra a 4 anos-luz. Em volta dessa superbolha, o gás está sendo comprimido.

A Nasa, agência espacial norte-americana, também divulgou que o telescópio Hubble encontrou mais uma Lua ao redor de Plutão. Recentemente, Plutão foi rebaixado de planeta para planeta-anão. Por enquanto, a nova Lua será chamada de P4. Com diâmetro entre 13 km e 33 km, ela é a menor de todas - 80 vezes menor que Charon, a maior Lua de Plutão com 1.043 km de diâmetro.

"Penso que é notável que a câmera do Hubble nos permita ver um objecto tão pequeno a uma distância de mais de 5 mil milhões de quilômetros", explicou Mark Showalter, do SETI Institute, que lidera esta obesrvação do telescópio.



0 comentários: