Imagine sentir cheiro de pipoca quentinha, café com baunilha ou até  mesmo o perfume daquela beldade que aparece nos comerciais de televisão?
O  desejo de inserir mais um sentido à experiência visual de televisores é  antigo, mas está um passo mais próximo da realidade com o feito  alcançado por pesquisadores americanos e coreanos: eles criaram um  aparelho que libera odores correspondentes à imagem que você está vendo  na TV ou no seu smartphone.
Em um trabalho  recém-publicado na Angewandte Chemie, eles demonstraram que é possível  gerar milhares de odores em um pequeno dispositivo que cabe na parte de  trás da TV.
A ideia levou dois anos para ficar pronta;  ela partiu do Samsung Advanced Institute of Technology (SAIT), instituto  de pesquisa na Coréia , que procurou um grupo da Universidade da  Califórnia, em San Diego, para conceber os meios práticos do  dispositivo.
Perfume de mulher
Para  fazer com que uma fragrância suave seja emitida quando uma bela mulher  aparecer na TV, e também com que o cheiro de queijo invada a sala quando  uma pizza estiver sendo fatiada na telinha, é preciso um sistema capaz  de gerar instantaneamente diferentes odores que combinem com a imagem.
O  problema é que seria preciso uma quantidade enorme de circuitos,  milhares, para dar conta de todos eles. Para solucionar o problema, os  pesquisadores usaram um sistema de matriz X-Y com apenas 200 controles  (100 no eixo “X” multiplicados por 100 no eixo “Y”) que podem ativar  seletivamente 10 mil odores diferentes.
O cheiro  liberado vem de uma solução aquosa, como amônia, que é aquecida por um  fio fino de metal no qual passa uma corrente elétrica e gera um gás. A  solução fica em um compartimento de silicone atóxico e não inflamável.  Quando o calor e a pressão do gás aumentam, um pequeno buraco no  material elástico se abre, liberando o odor. A ideia é que o aparelho  funcione com cartuchos, de forma similar a uma impressora: quando o  cheiro começar a ficar fraco, você troca a carga.
Em  testes feitos com dois perfumes comerciais  (“Live by Jennifer Lopez” e  “Passion by Elizabeth Taylor”), participantes conseguiram distinguir  diferentes odores estando a 30 cm do aparelho.  O próximo passo é criar  um protótipo em escala maior.
Ainda existem também os  problemas lógicos: por um lado, é fácil emitir odores mais genéricos  (pipoca, flores, café), mas, por outro, se um anunciante quisesse emitir  a fragrância exata de seu perfume, seria preciso colocar um cartucho  específico para aquele produto no televisor.
20 de junho de 2011
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