Related Posts with Thumbnails

25 de maio de 2011

Telefone imaginário funciona com gestos

Você está lendo na cama quando se lembra de ligar o alarme do telefone celular. Tudo o que precisa fazer é abrir a palma da mão e gesticular como se estivesse com o aparelho na sua frente – e pronto!

Esse processo pode demorar um pouco para ser realidade na sua casa, mas já é possível no Instituto Hasso Plattner, na Alemanha.


Batizado de Imaginary Phone, ele foi projetado por Sean Gustafson, Christian Holz e Patrick Baudisch e faz parte de um projeto maior, chamado Interfaces Imaginárias.

Com ele, é possível controlar aparelhos móveis sem tirá-los do bolso: basta fazer a mímica dos gestos e interagir com a palma da mão.

Os movimentos são rastreados com uma câmera que percebe a profundidade, similar à utilizada no Kinect, que envia os comandos ao aparelho. O usuário fica com a câmera presa em si, como nos óculos, por exemplo.

No vídeo abaixo, que demonstra os estudos realizados até agora, o aparelho usado foi um iPhone. Há, claro, limitações: você deve saber repetir os gestos que realiza no telefone normalmente, já que não há uma tela ou projeção na palma da sua mão, e também não consegue usar nenhum comando de voz ou ligar.

Os pesquisadores acreditam que, neste estágio, o sistema pode ser útil para as pequenas interações diárias realizadas em um smartphone, como programar um alarme. Mas a pesquisa tem como finalidade abrir caminho para sistemas mais sofisticados.



0 comentários: