Related Posts with Thumbnails

20 de abril de 2011

Concluído atlas do cérebro humano

Cientistas usaram o RNA para obter uma leitura detalhada de 25 mil genes do homem

Washington EUA. Após mais de quatro anos de pesquisa, cientistas do Allen Institute for Brain Science apresentaram o maior mapeamento computadorizado de um cérebro, em Washington, nos Estados Unidos. Eles desenvolveram uma ferramenta interativa, denominada Atlas do Cérebro Humano, que irá ajudar a entender como um cérebro funciona e pode abrir caminho para novas descobertas em relação a doenças e tratamentos.

As informações utilizadas para construí-lo vêm de análises de dois cérebros humanos, por meio de obtenção de imagens por ressonância magnética e uma variação dessa técnica chamada de "imagem de tensor de difusão". Os cérebros foram fatiados em pequenos pedaços e deles foi extraído ácido ribonucleico (RNA), que, por sua vez, foi utilizado para obter uma leitura de 25 mil genes humanos.

Toda informação foi então conectada para criar um mapa detalhado do cérebro. Os pesquisadores descobriram 94% de similaridade bioquímica entre os dois cérebros e que ao menos 82% de todos os genes humanos estão expressos no cérebro.

Ambos os cérebros utilizados no projeto de US$ 55 milhões eram masculinos. Atualmente, o projeto está analisando um cérebro feminino, e, no futuro, a ferramenta vai permitir que dez cérebros sejam estudados.




0 comentários: