Related Posts with Thumbnails

29 de abril de 2011

Cérebro dorme com a pessoa acordada

Falta de sono faz com que grupos de neurônios entrem em repouso

Nova York, EUA. Se você já se martirizou por não saber onde guardou as chaves ou os óculos e acha que é distraído ou esquecido demais, pense melhor: isto pode ser apenas um sinal de que você está precisando dormir.

Esta é a conclusão de um estudo feito com camundongos, que sugere que quando o cérebro está cansado pode adormecer por uma fração de segundo, mesmo que a pessoa esteja acordada.

As consequências disso são grandes, principalmente para quem executa tarefas para as quais a falta de sono pode ser perigosa, sugere a pesquisa. "Grupos específicos de neurônios podem adormecer, com consequências negativas para a performance", diz Chiara Cirelli, professora de psicologia da Universidade de Wisconsin.

Chiara e seus colaboradores inseriram sondas ultrafinas dentro do cérebro de camundongos adultos para monitorar a atividade elétrica em subgrupos de neurônios no córtex motor, que é responsável pela coordenação motora "semiautomática".

Os roedores foram, então, privados de sono.

O monitoramento cerebral mostrou que, mesmo quando todas as aparências indicavam que os animais estavam acordados e ativos, neurônios nessas áreas específicas não estavam funcionando - em outras palavras, partes do cérebro permaneceram adormecidas enquanto outras continuavam despertas.



0 comentários: