Related Posts with Thumbnails

28 de fevereiro de 2011

Gravidez imaginária em idosa pode ser sinal de cérebro maduro

Pseudogestação costuma ser uma forma de psicose e leva à ansiedade

NOVA YORK, EUA. A "pseudocyesis", nome científico do que conhecemos como gravidez psicológica ou falsa gravidez, não é comum no fim da vida e nem é uma resposta normal ao envelhecimento ou uma doença. Quando acontece, é uma forma de psicose e pode levar a ansiedade grave ou comportamento destrutivo que precisa ser tratado. Mas, às vezes, o que parece uma patologia poder ser, na verdade, um mecanismo de defesa no cérebro envelhecido.
Tive uma paciente de 83 anos que me dizia que tinha algo em sua barriga, dando chutes.

Quando ela sentia algo, dizia "doutor, é bem aqui". O problema é que a mulher tinha 83 anos e estava em recuperação de fratura na bacia e pneumonia. Na casa de repouso onde eu trabalhava, havia várias mulheres com pseudo-gestação.

No dia anterior, outra mulher que havia sofrido um derrame recentemente insistia que havia dado à luz gêmeos, que estariam chorando no cômodo ao lado. Lembrei a ela seus 90 anos de idade, mas ela continuava pedindo seus bebês. O marido implorou para eu receitar algum remédio. Frente àquele problema físico, ela encontrou refúgio e esperança em crianças imaginárias.

Nos dois casos, agi diferentemente do meu instinto como médico. A medicação deveria apenas as sedar e até criar um casulo protetor. Em vez disso, deixei o tempo fazer o serviço: os pensamentos de falsa gestação diminuíram e elas se recuperaram física e mentalmente. Alguém pode argumentar que esses exemplos são relativamente raros. Mas eles proporcionaram uma grande lição sobre o cérebro envelhecido.

O que consideramos um cérebro em declínio, fugindo mundo real, pode ser um cérebro mais seletivo, criativo e inteligente. O paradoxo é que, mesmo enquanto o cérebro envelhecido vai perdendo habilidades - processamento de memória, raciocínio mental e habilidade visual e espacial, para citar algumas -, ele está simultaneamente crescendo em conhecimento, maturidade emocional, adaptabilidade às mudanças e até em níveis de bem-estar e felicidade.


0 comentários: