Related Posts with Thumbnails

2 de fevereiro de 2011

Alto-falantes ultrassonoros


“A música é a única arte que te pega pelas costas”. A citação atribuída ao cartunista e escritor Millôr Fernandes cai por terra com este novo aparelho, o Klang Speaker. Ele ainda é um conceito, mas caso se torne realidade, poderá enviar algum som, inclusive aquele vindo de uma música, em uma única direção.

O conceito do aparelho envolve o envio de ondas ultrassônicas pelo ar. Diferentemente da emissão comum de som, baseada na vibração de superfícies, o ultrassom agita as moléculas de ar em um espectro definido. A pessoa que estiver nesta área escuta o som.

No aparelho, a placa de metal faz vibrar os pratos dourados. O estímulo é reduzido às frequências ultrassonoras e transmitido através do ar. O bastão central define o tamanho do espectro de emissão do som: quanto mais próxima sua extremidade estiver dos pratos, menor é o feixe de som.

Outra vantagem dos aparelhos é transmitir o som de diferentes canais em várias direções, uma vez que cada base funciona de forma independente. A Klang Speaker não tem nem previsão de fabricação, mas seria produzida pela Bang & Olufsen, segundo seu criador. O preço certamente não seria baixo.

0 comentários: