Related Posts with Thumbnails

14 de janeiro de 2011

Zumbido no ouvido pode ser curado com uma "reinicialização" do cérebro

Houston, Texas. Pesquisadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, encontraram uma forma de eliminar o zumbido constante ouvido por ratos - problema comum em humanos, conhecido como tinnitus ou tinido. Eles estimularam um nervo no pescoço dos animais ao mesmo tempo em que tocaram vários tipos de sons e tons durante um longo período de tempo.


O zumbido nos ouvidos é um sintoma presente em muitas pessoas como resultado da perda da audição. "Nós acreditamos que a parte do cérebro que processa os sons - o córtex auditivo - delega muitos neurônios para algumas frequências, e as coisas começam a ficar confusas", diz o cientista norte-americano Michael Kilgard, que participou da pesquisa.


Para rearranjar os neurônios, os cientistas estimularam o nervo vago - que vai da cabeça ao abdômen - dos ratos enquanto sons em diversas frequências eram emitidos 300 vezes ao dia, durante cerca de três semanas. O resultado foi semelhante a "reiniciar" o cérebro deles, fazendo com que os neurônios responsáveis pela audição voltassem ao estado original, eliminando o zumbido.

1 comentários:

Anônimo disse...

isso vai ser uma revolução muito grande nessa dificuldade, no orkut há várias comunidades sobre isso.