Related Posts with Thumbnails

3 de dezembro de 2010

Contaminação por mercúrio torna os pássaros homossexuais, diz estudo

O íbis branco habita as Américas e é uma ave comum nos pântanos brasileiros
Mudança de atitude varia com a concentração do elemento

A contaminação por mercúrio afeta o comportamento das aves, tornando-as homossexuais, segundo um estudo realizado por pesquisadores do Estado norte-americano da Flórida e do Sri Lanka.

A pesquisa tinha o objetivo de descobrir por que as aves se reproduzem menos quando há mercúrio em seus alimentos, mas os resultados surpreenderam os cientistas. "Nós sabíamos que o mercúrio podia reduzir seus níveis de testosterona (hormônio masculino), mas não esperávamos isso", disse Peter Frederick, da Universidade da Flórida, coautor do estudo.

A contaminação por mercúrio - que pode vir da queima de carvão e de lixo, além de minas - é mais comum em regiões pantanosas.

A equipe de pesquisadores alimentou um bando de íbis brancos com comprimidos que continham a mesma concentração de mercúrio encontrada em camarões e lagostins que servem de alimento para as aves em áreas de pântano. Quanto mais alta a dose de mercúrio, mais alta era a probabilidade de um íbis macho acasalar com outro macho.

O estudo prova que o mercúrio pode reduzir drasticamente a reprodução dos pássaros e possivelmente de outros animais. Ainda não se sabe exatamente como esse mecanismo funciona, mas é sabido que altera os sinais hormonais, o que poderia ter um impacto direto no comportamento sexual mediado pelos hormônios.

Além disso, os machos contaminados realizavam menos rituais de acasalamento, o que tornava mais provável que eles fossem 'ignorados' pelas fêmeas.

0 comentários: