Related Posts with Thumbnails

20 de dezembro de 2010

App traduz com realidade aumentada


Entre os milhares de aplicativos para smartphones, os que usam realidade aumentada certamente se destacam. Seja por identificar estranhos na rua ou incrementar os games, a tecnologia parece muito promissora. No caso do app Word Lens, ela ajuda o iPhone a traduzir placas, mostrando a tradução em cima do texto original.

O aplicativo não requer nenhum tipo de conexão à internet. Ele tem um dicionário interno, acionado quando se aponta a câmera do iPhone para uma placa, cardápio ou vitrine de loja. Em vez de mostrar a placa com os dizeres na língua original, o aplicativo o traduz na hora para outra língua.

Pelo vídeo do aplicativo, parece que ele funciona bem com placas grandes e bom espaçamento entre as letras. Mas não sabemos se a tradução funciona em mapas, quando as letras ficam bem apertadas. Outro problema é que a tradução não é perfeita. A qualidade não é melhor que a do Google Translator. “French Fries” pode virar “Francês Patatas Fritas” em espanhol, em vez de simplesmente “Papas Fritas”.

De qualquer forma, o aplicativo já parece um belo avanço para quem usa um tradutor convencional e com certeza ajuda bastante em uma viagem. Ele pode ser baixado de graça, mas cada pacote de línguas custa 5 dólares. Até agora, só há dois pacotes: Inglês-Espanhol e Espanhol-Inglês.

Se isso já parece legal em um smartphone, imaginem em um tablet como o iPad (quando ele ganhar câmera) ou no Galaxy Tab (se fizerem uma versão para Android).





0 comentários: