Related Posts with Thumbnails

11 de novembro de 2010

Professora do decote anuncia que vai processar a escola

Diretora explica que apenas sugeriu que ela se vestisse de maneira adequada

Após ter sido orientada pela direção da Escola Estadual José Gabriel de Oliveira, em Vespasiano, na região metropolitana da capital, a usar trajes mais discretos, a professora de ciências Alexandra Maria Aleixo, 38, pretende agora acionar a Justiça. Para ela, o pedido da diretora foi uma "humilhação". "Fui discriminada pelo corpo que tenho e estou pensando em buscar meus direitos". A professora disse que não retomará as aulas na escola. "Não volto", afirmou.

Estarrecida com a repercussão do caso, a diretora Vânia Rosália afirmou que seu intuito foi apenas alertar a professora sobre a inconveniência de ela usar decotes e roupas curtas em sala de aula. "Eu também gosto de usar roupas exuberantes, mas em local apropriado", resumiu.

Ontem, a polêmica sobre as roupas da professora dominou as conversas nos corredores da instituição. "Essa professora adora se exibir, já veio de short e de vestido curtinho. Quando ia apagar o quadro, mostrava tudo", disse uma funcionária da escola. Por ali, ninguém acreditava que a professora procurou a imprensa para contar o caso. "Não imaginava que ela preferisse resolver isso na mídia, não achei que fosse dar essa repercussão", disse a diretora.

Alheia ao rebuliço, a professora passou a manhã e tarde de ontem se desdobrando para atender aos vários pedidos de entrevista, após a divulgação do caso.

Nitidamente empolgada com a repercussão do caso, Alexandra mal apareceu no noticiário e já foi reconhecida na rua, assim que saiu de casa, pela manhã. "Não esperava esse assédio, mas estou gostando", disse a loira, que, ontem, ao receber novamente a reportagem, exibiu seus trajes de dança do ventre. Estudante de fisioterapia, Alexandra também trabalha com serviços estéticos.

Na escola, professores e pais de alunos reafirmavam que é necessário bom senso ao se vestir para dar aula para adolescentes. "Ela tem que ir à escola para educar e, não, para aparecer. Professor tem que ser discreto", disse Liliana Batista, mãe de um estudante. "Esses trajes são insinuantes e despertam os alunos para outras coisas", disse outra mãe.

A recomendação da Secretaria de Estado de Educação (SEE) é que cada diretor analise casos que ultrapassem o razoável.
Análise
O uso de trajes curtos por professores dentro de sala de aula foi criticado por Ângela Dalbem, pedagoga da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que trabalha com cursos de formação de professores. Para ela, qualquer profissional deve usar roupas adequadas no local de trabalho. "Professor tem que ter comportamento exemplar, precisa cuidar para ser respeitado e não se portar para ser desejado sexualmente", disse.


Geisy Arruda não gosta da comparação
Ao ser abordada pela direção da escola, a professora Alexandra Aleixo teria se lembrado do caso Geisy Arruda, a universitária paulistana que alcançou fama após ter sido discriminada, disse a diretora.
Geisy, a original, evitou comentar o caso, mas disse que recrimina pessoas que sobem na vida querendo se aproveitar de outras. "Se quer fama, tem que ser pelo talento e mérito. No meu caso, fui humilhada, não foi brincadeira".
Sobre ser considerada a "Geisy de Minas", a professora disse que "acharia ótimo". "Também aceito convites para ser modelo e fazer ensaios fotográficos", emendou. (RRo)



A professora Alexandra Aleixo disse que está sendo discriminada. A senhora concorda? Jamais tive essa intenção. Apenas quis alertá-la. Fui delicada, amena e respeitosa. Fiz isso apenas para ela não cair no ridículo. Nunca esperava que fosse dar tanta repercussão.

Mas o que a senhora pediu que a deixou tão abalada? Apenas para que verificasse o tipo de vestimenta que ela estava usando em uma instituição de ensino.

O que motivou a senhora a ter essa conversa com a professora? Pais de alguns alunos estavam reclamando, falando que a roupa dela era inadequada.

Uma professora usar decotes atrapalha a aula? Isso atrapalha o rendimento dos alunos, pois eles passam a prestar mais atenção no corpo da professora do que no conteúdo. Se o vestuário dela está inadequado e afeta a qualidade da aula, aí passa a ser algo grave, que atrapalha o desempenho escolar.

Mas ela é uma professora ruim? Não, digamos que é uma professora regular, razoável. Não é formada, portanto, não posso cobrar dela na mesma medida que cobro de professores com graduação completa.

Após a polêmica, ela vai continuar dando aulas na escola? Ela não foi proibida de dar aula.

Como está sendo a repercussão na escola? Creio que alguns pais estão chocados com a atitude dela em chamar a imprensa, mas ela preferiu ir para a mídia.

9 comentários:

Anônimo disse...

Será que eles aceitam matrícula de um cara de 33 anos?
Preciso muito aprender com ela, a matéria "anatomia"!!!

Anônimo disse...

nooosaaa sinhora uma professora dessa eu não saia nem pro recreio...avião

Anônimo disse...

Senhora Diretora, fique tranquila, se teiver que indenizar será a "p", calunia, difamação, sei lá o que.

Anônimo disse...

prezado senhores, lamentavel que temos que ver isso, irresponsavelmente, e pior tem gente que goste, alunos que protege e alunas que usam como modelo de vulgaridade, se fosse meu filhos nao dariam aula, para eles, sem pensar que existe colegas que protegem, se professor quer respeito se da ao respeito, moral e comportamental

Anônimo disse...

senhores sou detetive luz, trabalho em camaqua, tive um caso parecido, onde professores nao usavam decote, mas roupas transparente que dava para ver seus seios, em escolas estaduas, professores de educaçao artistica, matematica e series iniciais, para piorar tinha cobertura de colegas e diretora, que afirmou que bonito era pra se mostrar, caso ficou com o nome 98 referente a escola onde ocorreu o fato, para piorar uma delas ostiliava um dos alunos fora da sala moralmente as escondida de todos.

Anônimo disse...

nesse mesmo caso 98 originou outras descoberta, alem de alunos que perseguiram um aluno, alunas usavam uma das professoras como modelo de estetica, estilo de cabelo, ate as frases ofensiva contra um estudante, em minhas investigaçoes descobri que cidade acobertava essas senhoras, nao queria ver a verdade, fui perseguido meu facebook, foi invadido pelis amigos, colegas de uma dessas professora, para convencer que era normal, so porque duas delas tinha destaque na alta sociedade daqui, casadas com empresarios

Anônimo disse...

caso 98, para piorar quando mais investigava descobria mais podres escondido, tentaram me convencer de tudo que era jeito ate redicularizar, ate que fui para na dp local, onde fui denunciado sobre minhas investigaçoes, espliquei o fato ao chefe dos investigadores, sabe que ouvi do proprio policial, que era normal, mesmo explicando que consultei outros profissionais da educaçao, tive que ouvir que deveria para, pior policial achou que era mentiroso e maluco.

Anônimo disse...

caso98 mas consultei um ex-delegado que me explicou fato todo ainda me conselhou a denunciar a corregedoria as policias e secretaria de educaçao as funcionarias, para piorar a comunidade ficou hostil, mandando indireta ate relacionado ao meu trabalho, querendo manipular o fato para acreditar na mentiras deles, querendo dizer que nao posso investigar mesmo a lei permitir que trabalho, querendo que me calasse, para nao falar os podres que tinham escondido chegou ao ponto de ate dizer que tinha rabo presso

Anônimo disse...

caso98 tudo isso porque uma professora irresponsavel, metida a madura, e de um cliente que me procurou insatisfeito com o que professores contaram, chegando ao ponto de confesser seu filho que nao gostava de sua mae e que no meio dessa merda so tem merda, cliente revoltado como eles trataram seu filho nos procurou para investigar todo fato, ambiente escolar hostil, professores e diretopra irresponsaveis, sem falar que foram descobertam queriam intimidar com a policia, debochadas, sinismo so que sabemos tudo