Related Posts with Thumbnails

17 de novembro de 2010

Não tomar banho todos os dias pode ser bom para a sua saúde

Evitar o chuveiro ajuda a reter óleos no corpo e umidade em cabelos secos
NOVA YORK, EUA. Tomar banho todo dia é um hábito intrínseco norte-americano. A maioria das pessoas admitiria que foi infiel aos cônjuges, mas não revelaria tão cedo que não toma banho há alguns dias. Desafiando a cultura do limpo, um grande número de renegados, deliberadamente, deixam de tomar banho diariamente e de realizar outras atividades de higiene pessoal, como passar xampu e usar desodorante frequentemente.

A presidente da Osea, linha de produtos orgânicos para cuidado da pele, Jenefer Palmer, 55, por exemplo, revelou recentemente em meio a sorrisos que ela não toma banho ou passa xampu diariamente, além de não usar desodorante. Ela admite que não toma banho "mais do que três vezes por semana". Para Jenefer, um paninho ensaboado "debaixo dos braços, entre as pernas e debaixo dos pés" é tudo o que ela precisa para ficar "realmente limpa". Para eliminar o odor nas axilas, ela tem uma técnica infalível: usa fatias de limão.

Para os seguidores dessa prática, há muitos motivos para se limpar menos e ter um cheiro mais "natural". "Não precisamos nos lavar do jeito que fazíamos quando éramos fazendeiros", disse Katherine Ashenburg, 65, autora de "The Dirt on Clean: An Unsanitized History" ("A Sujeira no Limpo: Uma História Não Sanitizada"). "Desde o advento dos carros e das máquinas que economizam nosso trabalho, não precisamos nos lavar tantas vezes. Vou parecer a Katherine sujismunda nessa matéria, mas não tem problema. Ainda sou convidada para festas", ironiza.

Argumentos. A retenção dos óleos naturais da pele e a conservação da água são dois dos motivos citados por Jenefer e outros para não usarem o chuveiro todo dia. Alguns concluíram que o desodorante é desnecessário, pois não tiveram repercussões sociais negativas. Outros se preocupam com os antitranspirantes contendo alumínio, embora o Instituto Nacional do Câncer e a Associação do Alzheimer não compartilhem dessa preocupação. Reduzir o número de lavagens do cabelo com xampu pode ajudar a reter a umidade nos cachos secos e acentuar o formato do cacho, argumenta quem tem essa prática. Para os homens, não ficar lavando o cabelo com xampu é uma forma de manter o visual despojado, defende Jenefer.

Pesquisa. Recentemente, pesquisadores descobriram que, assim como o intestino contém boas bactérias que o ajudam a funcionar de forma mais eficiente, a pele também utiliza germes benéficos, que não deveriam ser "jogados pelo ralo". "Bactérias boas educam nossas próprias células a produzir seus próprios antibióticos, que matam as bactérias ruins", disse Richard Gallo, chefe da divisão de dermatologia da Universidade da Califórnia em San Diego.

Algumas pessoas reclamam há bastante tempo que tomar muito banho deixa a pele mais seca ou propensa à aparição de eczema. "Só agora os cientistas estão começando a entender o motivo", disse Gallo. "Não é apenas a remoção dos lipídios e dos óleos que está secando a pele. O excesso de banho pode estar removendo as bactérias boas que ajudam a manter o equilíbrio saudável da pele".

Mas Elaine Larson, professora de epidemiologia da Escola de Enfermagem da Universidade Columbia, adverte que as pessoas que andam de transporte público, frequentam academia e fazem atividades que proporcionam contato com muitos estranhos devem se lavar. "Você vai querer se livrar daquilo que não for seus próprios germes normais", disse.

1 comentários:

Anônimo disse...

Olá !!

Interessante o texto, realmente eu já tinha lido algo sobre o fato de que muitos banhos tiram a proteção natural da pele... Mas em um país tropical como o nosso fica difícil adotar esta prática, afinal os odores terminariam ficando desagradáveis demais e a falta de banhos causaria até mal estar.
Mas algumas pessoas vão amar este artigo, aquelas que já não são muito chegadas em água hehehe
Adorei !
Grande abraço !