Related Posts with Thumbnails

29 de novembro de 2010

Esclarecendo passagens da Bíblia com a própria Bíblia

Mas Deus não se manifesta diretamente a ninguém

A Bíblia é o livro mais mexido e polêmico da humanidade. Daí as mais de 10 mil igrejas cristãs no mundo atual, com suas questões teológicas bíblicas tão instáveis como nem as teorias econômicas. E há muita gente que ainda pensa que tudo na Bíblia é de Deus. Um grande erro bíblico é o de sua interpretação. E o maior erro dos intérpretes bíblicos é o de tomar muitos espíritos manifestantes na Bíblia como sendo o Espírito do próprio Deus, que nunca se manifestou diretamente a ninguém na Bíblia.

A teologia da teofania ou manifestação (aparição) de Deus é um erro. Moisés, no início, confundia um espírito que se lhe manifestava com o do próprio Deus (Êxodo 33,11). Depois, entretanto, ele escreve que quem vir a Deus não continuará vivendo (Êxodo 33,20). Também Jacó afirma que viu Deus face a face (Gênesis 32,30). Jacó teria lutado com Deus (Gênesis 32,28). Mas, depois, ele próprio dá a entender que foi com um homem que ele lutou, ou seja, com um espírito humano materializado (Gênesis 32,32).

Anjo ("aggelos", em grego, e "angelus", em latim) significa mensageiro, portador, enviado. Na Bíblia, é um espírito que anuncia para as pessoas alguma coisa provinda de Deus ou do mundo espiritual. Por isso, anjo é, geralmente, um espírito iluminado, evoluído. Aliás, é muito conhecido o anjo Gabriel. E Gabriel quer dizer justamente homem de luz ou iluminado. Mas há também anjos maus ou das trevas, que, exatamente por serem espíritos humanos ainda atrasados, rebelaram-se contra Deus e foram, por isso, precipitados aos abismos (infernos, tártaro) e reservados para juízo (2Pedro 2,4). Neste texto metafórico, percebe-se claramente que esses espíritos humanos ou anjos rebeldes foram enviados para a Terra em novas reencarnações, os quais passarão por juízo ou julgamento, como acontece com todos nós. Em outras palavras, tal como nós, julgados, eles colherão o mal que tiverem semeado. "Se, pois, se tornou firme a palavra falada por meio de anjos, e toda transgressão e desobediência recebeu justo castigo" (Hebreus 2,2). De um modo geral, porém, os anjos são espíritos humanos já bons, que estão mesmo sempre atuando no projeto de Deus (Hebreus 1,14).

Vê-se muito na Bíblia a expressão "o anjo do Senhor". Trata-se de um anjo ou espírito do Senhor, do bem, mas nunca o do próprio Deus. "Quem vos dá o (um) Espírito?" (Gálatas 3,5). De acordo com os originais, a melhor tradução é "um" anjo, pois são muitos. Na entrega dos Dez Mandamentos a Moisés, lemos: "Eu sou o Senhor teu Deus" (Êxodo 20,2), o Deus dos pais de Abraão, Isaque, Jacó e Moisés (Atos 7,32). Javé é o Deus dos hebreus, ou seja, o Deus guia dos hebreus, mas não o próprio Deus, Pai de Jesus e de todos nós, ao qual não podemos atribuir certas coisas de Javé, que é mesmo um espírito (anjo) que se manifestou a Moisés (Atos 7,30). "Deus é Pai dos espíritos" (Hebreus 12,9). Os intérpretes da Bíblia, isto é, profetas, sacerdotes e teólogos do Velho Testamento e do Novo equivocaram-se, tomando espíritos humanos (deuses, demônios e anjos) manifestantes como sendo o do próprio Deus.

Se Deus mesmo tivesse aparecido a Moisés e a outros personagens do Velho Testamento, por ser imutável e não fazer acepção de pessoas, Ele continuaria aparecendo, hoje também, para outras pessoas. Mas Deus não se manifesta diretamente a ninguém (1João 4,20). Ninguém jamais viu a Deus (João 1,18).De fato, como acabamos de ver, Deus jamais apareceu diretamente para ninguém, que, ato contínuo, morreria!

Escrito por:José Reis Chves

0 comentários: