Related Posts with Thumbnails

17 de novembro de 2010

Células-tronco são testadas em paciente vítima de derrame

Teste é o primeiro a utilizar material tirado de fetos e, não, de embriões
Londres, Reino Unido. Médicos na Escócia que trabalham para a empresa britânica de biotecnologia ReNeuron realizaram um teste clínico pioneiro num paciente para avaliar a possibilidade de a terapia com células-tronco ajudar pessoas incapacitadas por derrames. O teste é o primeiro no mundo a empregar a terapia de células-tronco neurais em pacientes vítimas de um acidente vascular cerebral (AVC), disseram seus organizadores ontem.

Especialistas no assunto manifestaram "otimismo cauteloso". Keith Muir, do Instituto de Neurociência e Psicologia, da Universidade de Glasgow, disse que o primeiro paciente passou por um procedimento cirúrgico bem-sucedido e recebeu alta do hospital.

O procedimento envolve a injeção de células-tronco neurais no cérebro de pacientes, na esperança de que elas reparem as áreas do cérebro lesionadas pelo AVC, com isso melhorando as funções mentais e físicas dos pacientes.

Diferentemente dos testes clínicos feitos pela empresa americana Geron com pacientes com lesões na medula espinhal, que começaram em outubro, o estudo escocês emprega células-tronco obtidas de fetos humanos e, não, de embriões. As células-tronco fetais não possuem a mesma flexibilidade que as embrionárias para se converterem em tipos diferentes de tecido.

Acompanhamento de dois anos

Londres. As ações da ReNeuron, que teve seu teste aprovado pelos organismos regulatórios em janeiro e esperava inicialmente iniciá-lo no segundo trimestre deste ano, tiveram alta de 18,4 pela manhã de ontem.

Ao todo, 12 pacientes vão receber a terapia celular ReN001 da ReNeuron entre seis e 24 meses depois de sofrerem um AVC isquêmico provocado por um bloqueio do fluxo sanguíneo no cérebro , e seu progresso será acompanhado por dois anos no teste clínico.

0 comentários: