Related Posts with Thumbnails

1 de novembro de 2010

Aqueles que creem em mais espíritos não são os espíritas

Tudo no universo é bipolar, com um oposto complementando o outro. A corrente elétrica positiva precisa da negativa. E nos seres vivos é notória a complementação sexual oposta recíproca entre eles, sem o que não haveria a conservação e propagação das suas espécies.

Quanto aos opostos espírito e matéria, o espírito humano encarnado está impregnado do corpo, que está também impregnado do espírito, formando os dois o homem, que, em sua essência, é o espírito imperecível ou imortal, que habita temporariamente o corpo. O espírito distingue-se da matéria por ser um ser que tem inteligência, enquanto que a matéria não a tem, embora a matéria se torne intelectualizada enquanto o espírito está nela encarnado, como ensina Kardec.
A inteligência é do espírito e não do cérebro, que é um instrumento da manifestação do espírito. Exemplificando: a inteligência vem do espírito através do cérebro, como a água de nossas casas vem da mina através do cano, ou como o som procede da emissora de rádio através do rádio. Se o cérebro estiver doente, é óbvio que a inteligência do espírito não pode manifestar-se normalmente, como a emissora de rádio não pode ser ouvida através dum rádio estragado.

Kardec perguntou a uma entidade: "Influem os espíritos em nossos pensamentos e em nossos atos?" A resposta foi: "Muito mais do que imaginais. Influem a tal ponto, que, de ordinário, são eles que vos dirigem"(Questão 459, de "O Livro dos Espíritos", de Kardec), o que confere com o ensino paulino: "A nossa luta não é contra o sangue e a carne, mas contra as potestades do mal" (Efésios 6,12).

Os cristãos não espíritas, de um modo geral, creem em anjos como sendo uma categoria diferente de espíritos, e nos demônios como sendo também outra categoria de espíritos. Ademais, os cristãos, com suas doutrinas antigas influenciadas pelas mitológicas, geralmente, tomam erroneamente o diabo, satanás, satã etc como sendo espíritos, quando não o são. Apenas os demônios são espíritos. Diabo (diábolos em grego), satanás e satã significam adversários e acusadores. São adversários dos espíritos que somos, pois eles são as nossas faltas ou pecados, que são contrários à nossa evolução espiritual e moral. Jesus só tirava das pessoas demônios ou espíritos impuros (ainda não purificados). Mas nunca Jesus tirou satanás, diabo ou satã de alguém.

Os anjos são espíritos humanos superevoluídos. Há também os anjos maus (demônios) ou espíritos humanos atrasados. Isso está de acordo com a Bíblia, pois a Hermenêutica nos mostra que demônios ("daimones" em grego) significavam almas na época em que o Novo Testamento foi escrito. Também na literatura grega da época dos autores do Novo Testamento e dos séculos anteriores àquele tempo, "daimones" são almas humanas dos mortos. E porque Jesus só tirou demônios maus das pessoas, essa palavra passou a ser entendida só como espírito mau.

Há um ensino que afirma que quando alguém ora em línguas, é o Espírito Santo da Trindade que ora. Mas são Paulo diz que é o próprio espírito do indivíduo que ora em línguas (1 Coríntios 14,14). E para Deus, o Pai dos espíritos (Hebreus 12,9), os teólogos cristãos, salvo as exceções, entre elas os teólogos espíritas, criaram e sustentam três espíritos para um só Deus, o que é um prato cheio para os materialistas fazerem chacotas contra o espiritualismo, prejudicando o cristianismo e incrementando o materialismo.

Creiamos em espíritos, mas com moderação!

Escrito por:José Reis Chaves

fonte:Otempo

0 comentários: