Related Posts with Thumbnails

11 de outubro de 2010

Portugal terá eco-cidade com cérebro inteligente


A cidade do Porto, em Portugal, está prestes a tornar-se famosa por outra qualidade além dos ótimos vinhos. Uma eco-cidade está sendo construída por lá e já deve abrir suas portas nos ano que vem.

Cientistas, engenheiros e executivos planejam entregar a obra completa somente em 2015. Ela terá prédios, shoppings e tudo mais que é característico de uma cidade de médio porte.

Na realidade, outros países também planejam suas cidades ecológicas, como os Emirados Árabes e a China. O que dá um toque diferente na obra portuguesa é o "cérebro" da eco-city.

De acordo com informações da revista New Scientist, um sistema chamado de PlanIT Valley controlará todas as operações na cidade ecológica, entre elas está a administração da energia renovável, aproveitamento da água, manutenção das plantas, transformação do lixo, etc.

Este "cérebro" será guiado por uma rede de sensores organizados numa espécie de sistema nervoso central. Cada um dos sensores será capaz de medir a temperatura, umidade, energia consumida, levar água de um prédio a outro e muito mais.

Além dos sensores, câmeras de monitoramento também serão integradas ao sistema.

Uma curiosidade sobre o tratamento do lixo que será realizado na eco-cidade é que 80% dos resíduos serão tratados e transformados em energia. O restante será aquecido em um reator a mais de 400 ºC e poderão ser transformados em fertilizantes.

fonte:Otempo

0 comentários: