Related Posts with Thumbnails

7 de outubro de 2010

É fácil ser mal interpretado em conversas nas redes sociais

Rapidez e falta de atenção ao digitar são os problemas mais comuns

DENVER, EUA. Uma pessoa pode ser mal interpretada de muitas formas diferentes ao escrever no Facebook uma frase como esta: "No consultório médico. Espero que tudo esteja bem". Dentro de poucos minutos, vem a resposta de uma amiga - e outra e mais outra: "Minha nossa. Qual problema você tem???".

Quando viu essa frase, a escritora Debra Fine ficou com medo de que sua irmã estivesse gravemente doente e começou a entrar em pânico. Alguns minutos depois, a irmã de Debra respondeu novamente no Facebook: "Não tem problema nenhum comigo. Só estou aqui para minha consulta de rotina".

"Minha irmã estava escrevendo pensamentos sem nuance, sem volume, sem tonalidade, sem ritmo. Esse é definitivamente um exemplo de como não se comunicar através das mídias sociais", disse Debra, autora de "The Fine Art of Small Talk" (A Bela Arte da Conversa Fiada). Atualmente, ela está completando a pesquisa para seu terceiro livro, "When Texting Is Not an Option" (Quando Mandar Mensagens de Texto Não É uma Opção).

Apesar de todas as formas que temos para nos mantermos conectados - desde o envio de mensagens de texto até tuitar ou conversar - as pessoas ainda têm dificuldade para entender quando é melhor se comunicar através de e-mails, telefones ou face a face. "Cada tipo de interação tem seus prós e contras. Mas a rapidez e a falta de precaução normalmente podem levar a um descuido que pode complicar a vida do emissor", diz.

Em 2006, o deputado Mark Foley renunciou ao seu cargo na Câmara dos EUA após o surgimento de alegações de que ele trocava e-mails e mensagens instantâneas de conteúdo sexualmente explícito com dois rapazes adolescentes. A infidelidade do golfista Tiger Woods foi revelada depois de supostas mensagens de texto enviadas e recebidas de várias das suas amantes. E Kimberly Swann, de Essex, Inglaterra, virou manchete internacional no ano passado quando foi demitida após dizer no Facebook que seu trabalho era "chato".

"Quando você está conversando com alguém em pessoa, você pode suavizar as coisas", disse Debra. "Mas, quando algo é escrito em mensagem, e-mail, blog ou postado em um site de relacionamento, isso se torna uma linguagem concreta que alguém pode usar como evidência".

A tecnologia pode acentuar os relacionamentos se for usada corretamente, disse a autora. Os meios eletrônicos podem ajudar as pessoas a manterem contato, marcarem compromissos e realizarem conversas mais significativas porque as mensagens postadas online mantêm as pessoas atualizadas sobre os acontecimentos da vida.

O lado negativo é a comunicação mais dissonante e precipitada, que pode ser facilmente mal construída quando as pessoas usam o Facebook, e-mail, Twitter ou MSN inadequadamente.
As pessoas tendem a ser mais exigentes, fofoqueiras e fingidas enquanto, ao mesmo tempo, ficam menos preocupadas quanto às necessidades dos sentimentos dos outros. É preciso um tempo para entender exatamente o que está sendo comunicado e então decidir qual veículo de comunicação será o melhor para que você consiga o resultado desejado.



fonte:Otempo

0 comentários: