Related Posts with Thumbnails

11 de outubro de 2010

Dieta do bom humor também ajuda a ficar de bem com a balança

Não é só o chocolate que traz felicidade; vegetais e frutas têm esse poder

Hoje, o Dia Nacional de Combate à Obesidade leva muita gente a pensar em perder aqueles quilinhos que estão sobrando. O que poucos sabem é que podem fazer isso e, ao mesmo tempo, aumentar a felicidade. O caminho é simples: basta tornar-se adepto da "dieta do bom humor".

A nutricionista biomolecular Patrícia Oliveira é uma das que recomendam a dieta para uma série de pacientes. "Meus pacientes que aderem à dieta do bom humor chegam contando que estão mais dispostos, mais felizes e com o sono mais tranquilo", conta.

De acordo com a especialista, os responsáveis pela melhora do humor dos pacientes dela seriam os alimentos ricos em nutrientes que ativam a serotonina e a dopamina - dois neurotransmissores produzidos no cérebro capazes de dar uma sensação de bem-estar. "A maioria das pessoas tem uma dieta rica em glúten. Ele lesa a produção de neurotransmissores. Na dieta do bom humor, privilegiamos os vegetais verdes-escuros, peixe, queijo, carnes e ovos. Todos esses alimentos são de fácil acesso", explica.

E, mais do que ficar bem disposto, a dieta do bom humor também faz aquilo que é o objetivo principal dos adeptos de regimes: emagrecer. O gestor financeiro Gustavo Henrique Ferreira, 25,(foto) por exemplo, está fazendo a dieta há dois meses e já sente diferença no peso. Só no primeiro mês, ele perdeu 3 kg. E ele segue a vida mais feliz. "Eu tinha maus hábitos alimentares e isso, sem eu perceber, afetava meu humor. Eu costumava me irritar facilmente quando surgia algum problema no trabalho, por exemplo. Hoje já não perco a paciência como antes", afirma.

Para o nutricionista e coordenador do curso de nutrição da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Gilberto Sineone, a influência no humor pode estar também associada a questões psicológicas. "Tem que se considerar também o componente psíquico. Quando você faz uma alimentação melhor, mudando os hábitos de vida, não tenha dúvida de que tem esse efeito cascata. A questão estética mexe com o brio da pessoa que está com sobrepeso. Quando ela começa a emagrecer, passa a se sentir mais feliz", explica.

Outros alimentos que causam essa sensação de alegria em quem os consome são o café e o chocolate. Mas os especialistas alertam que é preciso ter cautela no consumo deles. Isso porque o uso exagerado dos dois pode causar tensão nervosa e estresse.

A empresária Magda Dias Leite, 50, é viciada em café e em chocolate. A paixão é tanta que ela abriu uma cafeteria onde vende receitas que reúnem as duas coisas. "Eu sou conhecida como uma pessoa que está sempre de bom humor. Tenho uma atitude muito positiva diante da vida. E o café ajuda, sim, em alguns momentos, a amenizar as agruras da vida", diz.


fonte:Otempo

1 comentários:

Samanta disse...

Olá !!

Excelente texto !!
Vou experimentar !
Vivo de dieta, mas fico de péssimo humor por causa disso !!
Adorei !!
Grande abraço !