Related Posts with Thumbnails

26 de outubro de 2010

Brasil pode ter licença para celulares 4G a partir do ano que vem

O maior diferença é a conexão, que é até cinco vezes mais veloz que a do 3G

São Paulo. Em 2007, o celular de terceira geração (3G) era uma novidade no Brasil. Três anos depois, as operadoras móveis se preparam para a chegada da quarta geração (4G). A tecnologia deve ser um destaques da Futurecom, evento de telecomunicações que começou ontem em São Paulo. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) planejava leiloar licenças de 4G no começo de 2012, mas já pensa em adiantar para o ano que vem, de olho na demanda que virá com a Copa de 2014.

Os fornecedores de equipamentos estão animados com a aceleração do processo, mas nem todas as operadoras compartilham o sentimento. "Pode haver pressão financeira num momento inadequado", disse uma fonte do mercado. "Ninguém é contra novas tecnologias, mas os investimentos em 3G ainda estão em fase de maturação".

O 4G usa uma tecnologia chamada Long Term Evolution (LTE) e precisa de uma faixa do espectro de radiofrequências diferente daquela usada pelo 3G. "A experiência para o cliente é igual a de uma rede fixa de altíssima capacidade", afirmou Lourenço Coelho, vice-presidente da Ericsson, fabricante de equipamentos. A conexão pode ser cinco vezes mais rápida que a oferecida pelas redes 3G em funcionamento no Brasil.

A velocidade máxima chega a 100 megabits por segundo (Mbps), acima do que as operadoras brasileiras oferecem hoje em fibra óptica. Na visão do diretor de tecnologia da Nokia Siemens, Wilson Cardoso, a cobertura do 4G acontecerá na forma de hotspots. Ou seja, em pequenas áreas em que o tráfego é maior, como, no caso da Copa, aeroportos, hotéis e estádios.

Os fabricantes veem urgência na implantação do 4G. "Nas grandes áreas metropolitanas, o espectro vai saturar", afirmou o gerente da fabricante Alcatel-Lucent Roberto Falsarella.
O diretor da Huawei, fornecedora de equipamentos, Marcelo Motta, destacou que, em algumas cidades, o espectro que será colocado à venda pela Anatel só estará disponível em 2013. Atualmente, a faixa de 2,5 GHz, usada pelo 4G, está nas mãos de empresas de MMDS, TV paga por micro-ondas. A faixa do espectro ocupada por essas companhias será reduzida para abrir espaço para o 4G.

Sai edital para banda H

Brasília. O edital de licitação para a exploração da banda H, que permite o funcionamento do celular de terceira geração (3G) — voz, vídeo e dados — será publicado hoje pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Ontem foi divulgado o aviso do leilão. A banda H será destinada prioritariamente para novas empresas. As operadoras que já atuam nesse mercado — Vivo, TIM, Claro e Oi — só poderão participar da disputa caso não haja interessados. A Nextel já demonstrou interesse.


fonte:Otempo

0 comentários: