Related Posts with Thumbnails

29 de setembro de 2010

Stress no trânsito pode fazer bem à saúde

Estudos mostram como ele ajuda na concentração

Que ninguém quer ficar estressado, é fato. Mas é bom saber que os mecanismos que levam o organismo ao stress são responsáveis por manter o corpo em estado de alerta, aumentam a velocidade da resposta frente a um problema e podem até ajudar o corpo a combater infecções. Uma área da psicologia, determinada psiconeuroimunologia, faz o estudo entre as interações do cérebro com o sistema imunológico (de defesa do organismo) e vem mostrando os benefícios do stress.

O psiquiatra inglês Peter Tyrer, um dos maiores especialistas mundiais nesse assunto, afirma que o corpo produz substâncias capazes de produzir alegria e agitação quando pressionados pelo stress. “Em provas, descobrimos que as pessoas que passam por uma entrevista de emprego ou um teste importante pensam mais claramente e lidam com a situação com mais energia e determinação por causa do stress”, observa. O mesmo acontece quando alguém presencia um acidente de trânsito ou uma emergência. Já o tédio prolongado durante uma viagem, ao contrário, deixa o organismo prostrado e a mente desatenta.

Um estudo divulgado em Portugal afirma que os hormônios produzidos nas glândulas suprarrenais em reação ao stress, como o cortisol e outros esteróides, ajudam o corpo a se defender de infecções. Seria este o princípio de a pessoa manter-se saudável durante um período estressante para adoecer assim que a pressão acaba – como a famosa enxaqueca de sábado ou a gripe no início das férias. O estudo avisa, no entanto, que o stress constante leva a doenças. A fórmula ideal é ter válvulas de escape para o stress – como ouvir suas músicas favoritas no trânsito ou andar sempre com um carona agradável para bater papo – e saber que, em situações de risco, ele pode ser aliado.

Fonte: Terra

0 comentários: