Related Posts with Thumbnails

16 de setembro de 2010

Fofoca faz bem à autoestima de quem fala sobre os outros

É o que mostra estudo britânico feito com 140 entrevistados

Londres, Reino Unido. A fofoca pode ser benéfica de alguma forma, ao menos para quem a faz. É o que mostra um novo estudo britânico. Pessoas que fazem fofoca se sentem mais amparadas. Além disso, a fofoca positiva, que elogia outra pessoa, pode dar uma breve levantada na autoestima de quem conta a história, apontam pesquisadoras da Universidade Staffordshire, no Reino Unido.

No estudo, Jennifer Cole e Hannah Scrivener avaliaram as respostas de 160 pessoas a um questionário sobre sua tendência a fofocar, autoestima, amparo social e satisfação com a própria vida. Níveis mais altos de fofoca foram associados com maior sentimento de amparo social, mas não relacionados com autoestima ou satisfação.

As pesquisadoras também pediram para 140 pessoas falarem positivamente ou negativamente sobre uma pessoa fictícia. Aqueles que disseram coisas positivas se sentiram com maior autoestima que aqueles que falaram coisas ruins.

Jennifer alega que os resultados da pesquisa contradizem a percepção de que a fofoca é algo ruim. "Fofocas são normalmente vistas como algo ruim. Nossas descobertas sugerem que algumas formas de fofoca, particularmente aquelas nas quais as pessoas elogiam outras, podem ter resultados desejáveis para quem faz, apesar de o fofoqueiro geralmente não ser apoiado", argumentou Jennifer.

As autoras deixam claro que apenas a fofoca na qual se fala bem da outra pessoa tem a capacidade de melhorar a estima do fofoqueiro. Outros benefícios psicológicos também podem ser experimentados pelo fofoqueiro. As conclusões preliminares do estudo de Jennifer e Hanna foram apresentadas na última semana em uma conferência da Sociedade Britânica de Psicologia, evento anual realizado na Universidade de Winchester que conta com palestrantes importantes de todo o mundo.

fonte:otempo

1 comentários:

Anônimo disse...

Olá !!!
Nossa, nunca tinha visto por este ângulo da "fofoca boa" !!
Mas apesar dos estudos continuo adepta da máxima "em boca fechada não entra mosquito" hehe
Grande abraço !