Related Posts with Thumbnails

27 de setembro de 2010

A fé é forte com a razão, como é forte a moeda sem inflação

Entre as verdades que Kardec nos legou, eis uma: "A fé só é inabalável, se ela puder enfrentar a razão face a face em qualquer época da história da humanidade". Sim, a fé tem que estar de acordo com a razão, caso contrário, ela baqueia, fazendo do crente um fiel de pouca fé e que a pode perder a qualquer momento. Além disso, quem tem esse tipo de fé frágil, não a põe em prática no seu dia-a-dia, a qual se torna, pois, uma fé morta (são Tiago 2,17; e 1 Coríntios 13, 1 a 4).

O cristianismo instituiu algumas doutrinas polêmicas que foram mantidas à força pela Inquisição, para o fim da qual muito contribuiu a histórica Reforma de Lutero. A Igreja até fez a sua contrarreforma com o Concílio Ecumênico de Trento (1545-1563). Porém as doutrinas polêmicas foram mantidas e outras novas foram instituídas, como a da transubstanciação, em vez da consubstanciação defendida por muitos bispos da época e que é mais conforme à teologia protestante.

Com a evolução, cresce a nossa individualidade, o que nos torna, cada vez mais, mais independentes em matéria de crença. Esse fenômeno acontece com os fiéis de todas as religiões. Tudo no mundo muda sem parar. E o que mais tem que mudar é justamente o nosso modo de crer em Deus, pois ninguém entende o que é mesmo Deus. As teologias têm sido fábricas de superstições sobre Deus. Ninguém conhece as coisas de Deus (1 Coríntios 2,11). Se não conhecemos as coisas de Deus, menos ainda sabemos o que é Deus. "É mais fácil dizermos o que Deus seja do que o que Ele é" (santo Tomás de Aquino).

Toda crença deve se impor pela razão, jamais pela força. Mas mesmo a crença racional, com o tempo e a consequente e inevitável evolução da mentalidade humana, está sujeita a mudanças. Aliás, apenas Deus é imutável, pois só Ele é permanente. O nosso conceito sobre Deus é que é impermanente pela força mesma da evolução constante de nossa mentalidade. E cada um tem um Deus do tamanho de sua ideia sobre Ele. Lembro-me agora de que na minha primeira série do primeiro grau ou do antigo primário, a professora ensinava que o motorista dum veículo e os seus passageiros defendiam-se do frio e da chuva, fechando os vidros das janelas do carro. E, como se fosse uma coisa muito importante, ela perguntava aos alunos: o que a gente faz num carro quando chove e faz frio? E todos nós alunos respondíamos em coro: a gente fecha os vidros das janelas do carro. Parecíamos nós alunos e a professora uma turba de retardados! E você que me prestigia com sua leitura já imaginou o que nós, naquela época, pensávamos sobre Deus? Aliás, até os teólogos, comparados com os de hoje, falavam muitas besteiras sobre Deus. O que diríamos, então, do conceito de Deus dos teólogos dos primeiros séculos do cristianismo, de cerca 17 séculos?

Assim como a moeda forte só é aquela sem inflação, e que incrementa, pois, o progresso (de que o Real de Fernando Henrique Cardoso e Itamar é um exemplo no Brasil), só a fé com a razão, ou seja, raciocinada no dizer de Kardec, é também realmente forte. E apenas essa fé forte racional é a que condiz com a nova mentalidade dos espiritualistas do Terceiro Milênio.
Salvemos o cristianismo, que não pode continuar sendo um museu de teologias mitológicas contrárias à lógica e à razão!

Escrito por:José Reis Chaves

fonte:Otempo

0 comentários: