Related Posts with Thumbnails

3 de agosto de 2010

Nasa divulga novas imagens da "face" sobre planeta Marte

Formação não passa de um monte de rochas comuns, indica exploração

Imagens do equipamento HiRISE, parte da sonda Mars Reconnaissance, mostram que uma formação rochosa de Marte que ficou famosa nos anos 1970 por parecer similar a uma face é apenas um monte de pedras comum.

Já foi até especulado que a "face" era um artefato de uma antiga civilização marciana e que a história estava sendo escondida pela Nasa - a agência espacial norte-americana. As especulações começaram após fotografias do monte feitas nos anos 1970. Várias imagens foram feitas novamente ao longo dos anos e elas indicavam que se tratava de uma montanha natural.

A "face" fica na região da Cydonia e tem alguns quilômetros de largura por poucos metros de altura. A similaridade com um rosto humano era causada pela posição do sol no momento em que a imagem foi capturada pela sonda Viking 1, que procurava locais para pouso. As sombras nas rochas davam a impressão de se ver um rosto com olhos, nariz e boca.

Outros registros feitos nos anos 90 e em 2001 também não mostravam a suposta face, o que desmentiria as teorias de conspiração. Mas ainda há quem diga que o clima do planeta vermelho teria apagado as feições humanas e por isso as sondas mais recentes não conseguiram registrá-las.

Grande missão ocorre em 2016

Nova York. As agências espaciais norte-americana (Nasa) e europeia (ESA) anunciaram ontem a seleção de instrumentos para uma missão de exploração da atmosfera de Marte em 2016 chamada The ExoMars Trace Gas Orbiter.

Cientistas de todo o mundo foram convidados a propor instrumentos para a missão em janeiro de 2010. Dos 19 trabalhos analisados, cinco foram escolhidos para integrar a exploração em 2016.
Um dos objetivos da missão é procurar por traços de metano em Marte.

fonte:Otempo

0 comentários: